Ontem, dia 18, deu-se início ao primeiro fim-de-semana do Lisbon & Sintra Film Festival. Logo nas primeiras sessões, o Cinema Medeia Monumental recebeu a visita de Willem Dafoe. O actor norte-americano veio a Lisboa apresentar o filme Anticristo (2009), de Lars von Trier, do qual é protagonista.
A sessão, marcada para as 19h15, começou com um pequeno Q&A com o actor, ao lado de Paulo Branco, produtor de cinema e director do festival. Ainda que rápido, este momento de perguntas e respostas abordou o cinema subversivo, e até que ponto este pode ser polémico, mas necessário. Dafoe afirmou em conversa com o público que não escolhe os seus projectos em função da ousadia ou da falta de pudor que estes tenham, mas sim pelo interesse pessoal que a leitura do argumento lhe possa proporcionar (ainda que soubesse que von Trier fosse conhecido pelos seus filmes controversos).
Para além disto, falou também do filme A Última Tentação de Cristo (1988), realizado por Martin Scorsese. Dafoe assume o papel de Jesus Cristo, num filme que também deu que falar. Num tom divertido, o actor partinhou uma história engraçada que lhe aconteceu em Nova Iorque, quando foi abordado por umas pessoas na rua que o reconheceram do filme.
Mesmo tendo sido breve, a presença de Willem Dafoe deu para o público ter a oportunidade de ver de perto uma cara tão conhecida de Hollywood, o que certamente não acontece com frequência. Este foi um bom começo para a edição deste ano do LEFFEST, marcado pelos filmes polémicos, pois antes deste passaram o Bem-vindos a Nova Iorque (2014) e 4:44 Last Day On Earth (2011), ambos filmes polémicos de Abel Ferrara. Resta-nos aguardar para o que os próximos dias nos reservam.