in

Vencedores da 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal serão revelados hoje

playstation, Vencedores da 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal serão revelados hoje

PlayStation Portugal transmitirá hoje um episódio especial do MODO PlayStation em que dará a conhecer, em primeira mão, os grandes vencedores da 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos no nosso país, que visa desafiar o talento português. Episódio será transmitido hoje, dia 05 de maio, a partir das 18h30, no canal oficial de YouTube da PlayStation Portugal.

 

Ao longo da emissão serão dados a conhecer os 10 projetos finalistas com a ajuda de um convidado muito especial: Diogo Valsassina, que fará uma demonstração de cada um dos candidatos e mostrará, assim, a qualidade e a diversidade dos projetos finalistas.

Para além disto, este episódio especial do MODO PlayStation contará ainda com a participação especial de Bruno Silva, coordenador do projeto Games for Good do IADE, e de Marta Carvalho, música, cantora e compositora, que se confessou fã de videojogos e nos falou sobre a importância da arte nesta área.

A revelação e entrega do Prémio Jogo do Ano 2020 ficará a cargo de Liliana Laporte e de Jorge Huguet, a Diretora Geral e o Diretor de Marketing da PlayStation Portugal e Ibéria, e das regiões do MediterrâneoAdriático e Balcãs.

Recorda um episódio especial do MODO PlayStation emitido anteriormente que dá a conhecer os 10 finalistas que estão na corrida pelo título de Melhor Jogo de 2020 na 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, ou seja:

  1. Evil Below (Fábio Barbosa/José Ortega): Um jogo de terror onde os sons que emitimos a respirar ou a falar para o microfone servem de alerta para os inimigos que nos rodeiam.
  2. Lyto (Trochi Studio): Um puzzle platformer com múltiplas mecânicas, tornando fluída a resolução de cada nível.
  3. Nur (Bedbed): Um jogo de aventura com um mundo colorido construído com recurso a voxels.
  4. Detective Philadelphia (Cinema Shark Productions): Um jogo point ‘n click na primeira pessoa onde investigamos um assassinato que envolve o melhor amigo do protagonista.
  5. Maia: Unhappily Ever After (Perétuos Games): Um puzzle platformer que aborda a temática da violência doméstica e de relacionamentos abusivos.
  6. Careto (MA Studios): Um puzzle-platformer de edutainment, que aborda a tradição portuguesa milenar do carnaval do norte de Portugal.
  7. Spyre (funguy network): Um jogo na primeira pessoa com elementos shooting e de resolução de puzzles com recurso a mecânicas de hacking.
  8. Pecaminosa (Cereal Games): Um RPG de ação com elementos policiais desenvolvido com pixel art inspirado num ambiente dos filmes noir.
  9. Paint it Black (DeadCoolKids): Um jogo de exploração narrativa na terceira pessoa que explora o sofrimento e a depressão que estão associados a um processo de divórcio.
  10. 63 Little Pieces (Samuel Sousa): Um desafiante puzzle game onde deslizamos cubos.

De recordar que o grande vencedor do Prémio PlayStation para o Melhor Jogo, para além de ter a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, podendo chegar a mais de 113 milhões de consolas em todo o mundo, receberá ainda 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation  avaliada em 50.000€ e kit de desenvolvimento PS4.

De lembrar ainda que os Prémios PlayStation Talents arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 300 projetos. E que, na primeira edição, o jogo vencedor foi o altamente aclamado pela crítica nacional e internacional Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games. As quatro edições seguintes foram ganhas pela experiência musical para o PlayStation VRVRock, pela aventura épica do pequeno San, Out of Line, pelo jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica, KEO, e pela experiência narrativa na primeira pessoa sobre a temática da doença de Alzheimer, Back Then, que estão atualmente em desenvolvimento.

Na 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, os prémios estão divididos da seguinte forma:

Categoria Principal

  • Prémio PlayStation Talents para Melhor jogo;

Categorias Secundárias

  • Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation ;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
  • Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
  • NOVO Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa;

Categorias Especiais

  • Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good: O Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, destina-se ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo;
, Audiências: “Festa é Festa” reconquista liderança e vence “Amor Amor”

Audiências: “Festa é Festa” reconquista liderança e vence “Amor Amor”

, RTP1: novo programa de Filomena Cautela será a “maior loucura que já fiz como apresentadora”

RTP1: novo programa de Filomena Cautela será a “maior loucura que já fiz como apresentadora”