in

Um pouco de água quente e folhas de chá. Comece a sentir os benefícios desta bebida tradicional

chá, Um pouco de água quente e folhas de chá. Comece a sentir os benefícios desta bebida tradicional

Como resoluções de Ano Novo, decidimos incorporar o exercício físico na nossa rotina, alguma meditação, desistir de vícios insalubres e, claro, melhorar a nossa dieta.

Além disso, sabemos por experiência que muitas destas resoluções não serão plenamente concretizadas, as horas passadas no trabalho, nos transportes públicos, nas compras ou no trabalho doméstico, em suma, o ritmo agitado de vida que levamos acaba por nos deixar pouco tempo no dia para melhorar os nossos hábitos de vida. No entanto, existe um ingrediente simples, rápido e eficaz que podemos começar a utilizar, para começarmos a sentir uma grande melhoria na nossa qualidade de vida.

Cultura do chá

Claro que não estamos a falar de nenhum outro ingrediente para além do chá. Isto vem da planta de síntese Camellia, e o seu consumo cresceu de tal forma, que, sendo uma bebida tradicional do continente asiático, foi sendo introduzida pouco a pouco no mercado ocidental, e hoje é uma das bebidas mais consumidas e populares em todo o mundo.

Toda esta propaganda deve-se ao facto de o seu consumo estar associado a ter e manter uma boa saúde. Contudo, ainda não temos conhecimento de muitos dos benefícios e virtudes do consumo de chá, bem como da grande variedade e diversidade de tipos, e para que é indicado cada um deles. Por esta razão, quer estejamos a pensar em começar nesta boa prática ou, pelo contrário, já a consumimos regularmente mas queremos tirar o máximo partido deste hábito, existem cursos de especialização, como para outras práticas.

Existem cursos introdutórios, cursos orientados para a saúde e até workshops e provas para variedades específicas, tais como o conhecido matcha ou oolong. O Clube do Chá é uma das melhores opções para entrar no mundo do chá, pois dedicam-se principalmente à formação académica presencial, em certas partes da América Latina e da Europa, e online para todos os que querem descobrir e adquirir mais competências em torno da cultura do chá.

Benefícios do consumo regular de chá

É de salientar que para começar a sentir os benefícios desta planta é importante praticar ou consumir diariamente, uma vez que, tal como outras actividades benéficas para o nosso organismo, para sentir 100% das consequências das mesmas, tem de ser feito de forma constante e regular.

Chá branco, chá azul, matcha… no entanto, um dos mais conhecidos e completos é o chá verde, com um sabor característico e inúmeras propriedades, tornou-se o melhor aliado para a pele devido aos seus elevados benefícios antioxidantes. Além disso, os antioxidantes previnem o envelhecimento celular, e são por isso benéficos para prevenir doenças como o cancro e a doença de Alzheimer.

O consumo de qualquer uma das suas variedades é recomendado para a perda de peso, pois além de nos saciarem, são diuréticos, ajudando-nos a eliminar naturalmente a retenção de fluidos. O chá vermelho também reduz os níveis de açúcar no sangue, prevenindo e melhorando a diabetes, o colesterol e reforçando o sistema imunitário.

Contudo, um benefício que notaremos imediatamente será o aumento de energia e a capacidade de concentração, especialmente com o chá preto, que, tal como o café, contém teína, uma substância semelhante à cafeína, mas sem efeitos negativos no nosso coração.

Reforçar a nossa saúde introduzindo pequenas mudanças nas nossas rotinas é agora possível graças à descoberta, conhecimento e consumo destas infusões de certa forma mágicas.

, AS ESTRELAS QUE HOJE VEMOS JÁ MORRERAM HÁ 100 ANOS

AS ESTRELAS QUE HOJE VEMOS JÁ MORRERAM HÁ 100 ANOS

, DDD 2022 / Meg Stuart / Damaged Goods – CASCADE

DDD 2022 / Meg Stuart / Damaged Goods – CASCADE