in

Tudo pode ser feito, basta vontade em aprender

Tudo pode ser feito, basta vontade em aprender

Pequenas obras, melhoramentos na casa ou consertar alguns objetos são coisas necessárias e com custos associados. Muitas das vezes podemos contratar alguém para estes trabalhos e pagamos o custo, mas em muitos casos podemos ser nós próprios a fazer.

A bricolage é isto mesmo, sermos nós a fazermos pequenas reparações, montagens e instalações sem a ajuda de um profissional. Esta é uma atividade que nos últimos tempos tem aumentado seu número de praticantes. Isto foi devido não só à pandemia, mas também à vontade em fazer e poupar dinheiro.

São muitas as coisas que podem ser feitas e as vantagens em sermos nós a fazer são imensas. Se tem interesse em fazer tudo aquilo que a sua casa precisa ou pretende arranjar algum objeto, então este artigo é ideal para si.

Ideais de bricolage

Todos temos a capacidade para realizar trabalhos manuais, mas os iniciantes em bricolage devem optar por trabalhos mais simples e que por que tenham mais afinidade, para que os mesmos sejam bem feitos e o risco de desistência seja menor.

Ideias de projetos:

Muitas vezes o que faz falta é o tempo, a vontade e o saber fazer. O tempo e a vontade são coisas que facilmente se arranjam e a informação em como o fazer está na Internet seja em blogs, sites dedicados à construção, no Youtube, em programas de televisão e revistas, nas lojas de materiais de construção e até mesmo os amigos podem ajudar e fornecer toda a informação necessária.

As 1001 vantagens da bricolage

Já foram referidos alguns dos exemplos do que pode ser você mesmo a fazer, trabalhos bastante simples e que irão transformar a sua casa naquilo que sempre quis, para além das muitas vantagens em ser você a fazer. Algumas dessas vantagens são:

  • Poupar dinheiro, porque apenas terá os custos dos materiais já que a mão de obra como é a sua é gratuita
  • Um estímulo à criatividade e à destreza manual
  • Obter um resultado único e personalizado
  • Uma ajuda à sustentabilidade ambiental, uma vez como a Bricolage é uma atividade na qual há um uso responsável dos materiais e que fomenta o combate ao desperdício
  • Ter dos mais próximos o reconhecimento pelo nosso trabalho, é uma ajuda importante ao nosso bem estar.

Cuidados a ter antes de começar qualquer trabalho

A bricolage é uma atividade que está ao alcance de qualquer um, no entanto é necessário tomar algumas medidas para que seja uma atividade divertida, útil e agradável, mas também segura. Em primeiro lugar é importante saber usar e estar à vontade com a utilização de ferramentas elétricas como berbequim, serras ou pistolas de pintura. Uma outra recomendação é a utilização de acessórios de proteção pessoal como os óculos, as luvas, os fatos e as joelheiras e para além disso, ler e cumprir escrupulosamente todas as recomendações de utilização indicadas pelos fabricantes.

No caso da utilização de produtos que libertem gases tóxicos, tais como vernizes, produtos de limpeza ou tintas, a mesma deve efetuada em locais bem arejados e deve ser sempre usada uma máscara e todos esses produtos assim como as ferramentas, no final dos trabalhos, devem ser guardados num local seguro e longe do alcance das crianças.

A Bricolage permite a cada um de nós fazer em casa tudo aquilo que deseja e necessita, sem depender de terceiros nem dos custos aplicados que, em alguns casos, podem ser bastante elevados. É a liberdade de escolha e a vontade de cada um em fazer e aprender.

Tudo pode ser feito, basta vontade em aprenderGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Jornal de Notícias: Capa da Edição de quarta-feira, 24 de agosto 2022

Jornal de Notícias: Capa da Edição de quarta-feira, 24 de agosto 2022

Lançamento de Pentiment a 15 de novembro

Lançamento de Pentiment a 15 de novembro