As tecnologias digitais têm um papel fundamental para todas as empresas. Hoje vamos centrar-nos num sector com grande influência: a transformação digital na área das energias renováveis.
Quais são as chaves da transformação digital para as empresas?
Existem quatro pontos chaves pelos quais já se começam a restruturar certos modelos de negócio:
- A transformação digital permite melhorar previsões e a tomada de decisões.
- A automatização é capaz de gerar sistemas que trabalhem de forma autónoma e que se organizem a si mesmo, evitando erros e actuando com maior rapidez ao mesmo tempo que se reduz custos de operação.
- Conectividade: a interconexão mediante vários dispositivos permite sincronizar cadeias logísticas, encurtar prazos de entrega e ciclos de inovação.
- Acesso digital para o cliente: a internet permite que se dirija aos consumidores com maior transparência e que se possa prestar novos serviços.
Qual é a situação actual das empresas em relação à transformação digital?
Já existem vários países onde a transformação digital tem tido um crescimento a um ritmo muito elevado.
Não há dúvidas que o avanço em direção a uma sociedade digital é uma condição imprescindível do mercado, pelo que as empresas devem procurar o caminho para a digitalização.
De que forma influência a transformação digital no sector das energias renováveis?
O uso de ferramentas digitais permitirá aumentar a produtividade dos empregados, favorecendo a eficiência dos trabalhos de gestão. A transformação digital no sector da energia verde ou das renováveis, permitem automatizar diferentes processos de trabalho, como o controlo de parques fotovoltaicos e eólicos à distância.
Existem plataformas para monitorizar plantas que produzam energias renováveis que permitam visualizar em tempo real as leituras de funcionamento de cada um dos dispositivos que formam parte dessas plantas, gerindo-as de um modo eficiente e rentável.
Já existem empresas que nos seus departamentos de operações e manutenção, supervisionam e controlam instalações para que funcionem com melhor rendimento possível, graças às óptimas soluções vanguardistas de monitorização de plantas fotovoltaicas, actuando de forma rápida e eficaz nas tarefas de reparação e manutenção. Um serviço de vigilância e monitorização contínua é importante para garantir tempos de reação curtos face a possíveis incidências.
Segundo o jornal “El periódico Digital de la Energia”: “O nível da digitalização da indústria elétrica já é muito elevada. Há mais de 10 anos que a produção a incorporou sendo que a automatização das centrais hidraúlicas ou dos parques eólicos se fazem através de centros de controlo, apresentando uma consequência directa na eficiência.”
No entanto, a transformação digital não apenas influencia os processos de produção e manutenção. Também influencia as relações com os clientes. O cliente mandou a sua forma de se relacionar, e as empresas do sector das energias renováveis também.
Os usuários têm outras exigências. O crescente uso da internet através do aumento das ofertas das empresas de telecomunicações, bem como o crescente acesso à internet móvel, fez com que os consumidores se conectem muito mais fácilmente com as empresas através das redes sociais, por exemplo.