in

Threads: Nova rede social da Meta alcança 5 milhões de assinantes em 4 horas e mira no Twitter

Threads: Nova rede social da Meta alcança 5 milhões de assinantes em 4 horas e mira no Twitter

Threads: A nova rede social da Meta que promete desafiar o Twitter

A gigante tecnológica Meta, anteriormente conhecida como Facebook, lançou uma nova rede social chamada Threads. O anúncio foi feito pelo fundador da empresa, Mark Zuckerberg, que revelou que a plataforma registou cinco milhões de assinantes nas primeiras quatro horas após o seu lançamento.

Meta aposta em nova rede social

Com a criação da Threads, a Meta, que também é proprietária do Instagram e do WhatsApp, pretende desafiar a popularidade do Twitter. A nova rede social foi lançada em 100 países, mas ainda não está disponível na União Europeia nem em smartphones com sistema operativo Android.

Adam Mosseri, líder do Instagram, lamentou a indisponibilidade da Threads na União Europeia, explicando que se a empresa tivesse esperado pela aprovação de Bruxelas, o lançamento teria sido adiado por vários meses.

Threads antecipa lançamento

Embora o lançamento da Threads estivesse inicialmente previsto para as 15h00 (hora de Lisboa) de uma quinta-feira, a Meta decidiu antecipá-lo para a meia-noite. Entre as personalidades que já aderiram à nova plataforma estão a cantora Shakira, o chef Gordon Ramsay e o ator Jack Black.

Grandes nomes do entretenimento e da imprensa, como as revistas Billboard e The Hollywood Reporter, a HBO e a Netflix, também já criaram contas na Threads. A rádio pública americana NPR também se juntou à nova rede social, após abandonar o Twitter devido a uma disputa com o proprietário da plataforma, Elon Musk.

Críticas à nova rede social

Elon Musk foi rápido a criticar a Threads, alegando que a rede social vai recolher uma vasta gama de dados dos utilizadores, incluindo informações sobre identidade, saúde, finanças, localização, compras, contactos e “informação sensível”. Estas preocupações foram também levantadas anteriormente por Jack Dorsey, cofundador do Twitter.

A Threads, que está vinculada ao Instagram, tem uma interface semelhante à do Twitter, mas mais simplificada. As mensagens são agrupadas em duas colunas, “threads” e “respostas”, e os utilizadores podem gostar, comentar, partilhar ou reencaminhar as mensagens.

O lançamento da Threads acontece após Elon Musk ter anunciado um limite ao número de mensagens no Twitter que podem ser consultadas por conta e por dia, uma decisão que foi criticada por utilizadores e anunciantes da rede social. Além disso, o Twitter anunciou que o painel TweetDeck, muito popular entre os utilizadores mais ativos, em breve estará acessível apenas para contas pagas.

Com a entrada da Threads no mercado das redes sociais, resta saber como esta nova plataforma irá impactar a dinâmica atual e se conseguirá destronar o Twitter.

Threads: Nova rede social da Meta alcança 5 milhões de assinantes em 4 horas e mira no TwitterGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Correio da Manhã: Capa da Edição de quinta-feira, 06 de julho 2023

Correio da Manhã: Capa da Edição de quinta-feira, 06 de julho 2023

Oeiras Music Fest 2023: Conheça o Programa e Artistas Confirmados para o Evento em Agosto

Oeiras Music Fest 2023: Conheça o Programa e Artistas Confirmados para o Evento em Agosto