in

Tenha uma casa energeticamente mais eficiente com estas dicas

Tenha uma casa energeticamente mais eficiente com estas dicas

Dos pequenos hábitos a caldeiras de aquecimento central.

Antes de mais, é importante esclarecer o que é eficiência energética. Consiste em usar de forma inteligente a energia para gastar o menos possível – poupando energia e dinheiro. Compreende não só uma série de gestos comportamentais do dia a dia – como fechar a luz e desligar a televisão – mas também processos, equipamentos e tecnologias cuja finalidade é precisamente a redução do consumo energético e respetiva otimização. 

O primeiro passo para avaliar o consumo energético na sua casa é pedir um Certificado de Eficiência Energética. O perito irá a sua casa avaliar o consumo energético do ponto da vista da estrutura da casa – através da avaliação de paredes, portas e janelas, por exemplo – e também apontar medidas para a melhoria dos índices expressos no Certificado Energético. Para além disso, você pode e deve também fazer uma análise cuidada às suas contas de luz, gás e eletricidade e tentar perceber como melhorar os seus consumos. E depois entender como melhorar fazendo e respondendo a algumas questões. Por exemplo, será o seu frigorifico antigo? Que lâmpadas usa em casa? Fecha a torneira enquanto lava os dentes? Terá caldeiras por reparar? Todos estes pequenos detalhes fazem diferença. Vamos ver como, partilhando algumas dicas sobre como ter uma casa energicamente mais eficiente. E se a sua resposta foi sim à questão “tem caldeiras por reparar?”, aproveite a deixa e contate os especialistas da  bricotec24.com. Quanto ao resto – lâmpadas, eletrodomésticos e consumo de água – ficam sete dicas mágicas para que tenha uma casa energicamente mais eficiente. 

Dicas para um casa mais eficiente

Aquecimento central

O processo de funcionamento do aquecimento central é simples, sendo uma ótima opção para a climatização da sua casa. Funciona da seguinte forma: a água entra na caldeira e é aquecida. Depois é transportada pelos tubos até aos radiadores, aquecendo-os. Se nessa altura a temperatura dos radiadores estiver mais alta do que a temperatura ambiente, há outra troca – agora com o ar ambiente – aumentando assim a temperatura da divisão. Depois, o processo repete-se – quando a água regressa à caldeira. As caldeiras são muito importantes neste processo, pelo que a sua reparação deve ser feita de forma cuidada por especialistas em caldeiras – como a Bricotec24.com.

Potencie a luz natural da casa

Partindo do princípio de que a sua casa é banhada por alguma luz solar – sendo esse também um fator importante – ter os seus tetos e paredes pintados com cores claras, para assim refletirem a luz natural, será a opção mais válida para manter a sua casa confortável e quente.

Use a água racionalmente 

Jamais use mais água do que aquela que precisa. Seja para tomar banho, lavar a loiça, ou escovar os dentes, use só o quanto baste. Pode ainda optar por chuveiros inteligentes, que podem levar a poupanças de até 40% no consumo de água. Se tiver um terreno, crie reservatórios de água e aproveite-a para regar as suas plantas. 

Eletrodomésticos

Opte por eletrodomésticos de classe energética A++ ou superior. São ligeiramente mais caros, mas a poupança é significativa e pode-se notar ao fim de pouco tempo. Sabia que as máquinas de lavar e os frigoríficos têm um peso de mais de 40% no consumo de uma casa?

Opte por lâmpadas LED

As LED têm 25 anos de vida útil e podem ajudar a poupar até 90%. No momento da compra são lâmpadas mais caras, mas o valor é facilmente recuperado pela poupança gerada. 

Tem uma moradia? Use painéis solares. 

Um painel solar térmico utiliza a energia solar para aquecer diretamente a água, que fica acumulada num depósito – do tipo caldeiras de água – podendo cobrir até 70% das necessidades de água quente numa habitação. Quanto ao sistema solar fotovoltaico, capta e transforma a luz solar em energia elétrica. Além disso, o Estado incentiva a aquisição destes equipamentos, com interessantes benefícios fiscais. 

Isolamento térmico

Se tiver a oportunidade de fazer uma remodelação de fundo na sua casa, atente nos materiais escolhidos. Isole bem a casa nas paredes, teto e telhado. Coloque vidros duplos – com caixilharia em PVC – que isolam e evitam perdas térmicas. Certifique-se de que não há brechas que possam ser uma fonte de infiltrações ou fugas de calor. Verifique portas, janelas, chaminés, lareiras, bem como condutas de ar.

Dos pequenos hábitos às caldeiras dos aquecimentos centrais, passámos em revista algumas dicas para tornar a sua casa energeticamente mais eficiente. Tem mais alguma ideia? Deixe-nos a sua opinião.

Nancy Drew | Brevemente | HBO Portugal

Nancy Drew | Brevemente | HBO Portugal

Call of Duty: Modern Warfare e Warzone - Trailer de Jogabilidade da Temporada Seis | PS4

Call of Duty: Modern Warfare e Warzone – Trailer de Jogabilidade da Temporada Seis | PS4