in

SONICA EKRANO 2022 – Sessões Biblioteca Municipal

, SONICA EKRANO 2022 – Sessões Biblioteca Municipal

SONICA EKRANO 2022 – Sessões Biblioteca Municipal

Música & Festivais | Festival

Biblioteca Mun. Barreiro

Auditório

Classificação Etária

Maiores de 16 anos

Bilhete Pago

A partir dos 16 anos

Promotor

OUT.RA – Associação Cultural

Sinopse

23 outubro
21h30
Biblioteca Municipal do Barreiro

POLY STYRENE: I am a cliché
de: Celeste Bell & Paul Sng
2021 | Reino Unido | 96’
língua: inglês
Legendado em inglês

#X-Ray Spex #música punk #racismo #género #saúde mental

Poly Styrene foi a primeira mulher de cor, no Reino Unido, a liderar uma banda rock amplamente conhecida. Trouxe, com a sua voz pouco convencional, palavras de revolta que falavam de identidade, consumismo, pós-modernismo e de todas as transformações que ia testemunhando nas ilhas britânicas na convulsão do final da década de 70. Enquanto vocalista e principal compositora dos X-Ray Spex, a artista anglo-somali inspirou de forma indelével movimentos como o riot grrrl ou o afropunk.
A história de Poly Styrene é, também, e no entanto, mais do que a forte pegada cultural que deixou para trás: tendo ficado como a involuntária guardiã da sua memória, a sua filha Celeste Bell recorda, neste filme, as dificuldades que assombraram a sua vida familiar, feitas de histórias de misoginia, racismo e saúde mental, através de imagens de arquivo inéditas e entradas do diário de Poly – não só o ícone cultural, mas também a mãe, filha, e pessoa.

——-

24 outubro
21h00
Biblioteca Municipal do Barreiro

MY LIFE IS A GUNSHOT
de: Marcel Derek Ramsay
2020 | Suíça | 90′
língua: inglês / alemão
Legendado em inglês
[estreia nacional]

#música noise #música experimental #saúde mental #família

O músico noise suíço Joke Lanz (mais conhecido como Sudden Infant) tem uma base de fãs leal, construída ao longo de três décadas de discos e atuações ao vivo, muitas vezes exigentes para o estômago e sensibilidade comuns – não é raro o sangue fazer parte dos espetáculos. Para a grande maioria, a sua música não é, afinal, mais do que um barulho insuportável. Mas que personalidade se esconde por detrás desta arte?
Este filme revela um artista sensível, assombrado por um trauma de décadas: a visão involuntária, aos 13 anos, do suícidio do seu pai. Desde então, a vida de Joke é uma forma de lidar com este acontecimento, ao mesmo tempo que navega pelo seu próprio papel de pai.

——

25 outubro
21h00
Biblioteca Municipal do Barreiro

OTHER, LIKE ME: The oral history of Coum Transmissions and Throbbing Gristle
de: Marcus Werner Hed & Dan Fox
2020 | Reino Unido | 80’
língua: inglês

#música industrial #género

Hull, Inglaterra, 1970. Numa casa ocupada desta cidade portuária, um grupo nas franjas da sociedade, de classe operária e autodidata, adopta novas identidades e inicia um movimento de teatro de rua sob o nome COUM Transmissions. As suas performances lúdicas rapidamente dão lugar a um trabalho explícito à volta de temas como o sexo, a pornografia e a violência. Na iminência de uma carreira de sucesso no mundo da arte, o núcleo de Genesis Breyer P-Orridge e Cosey Fanni Tutti volta-se para a música, e, com o nome Throbbing Gristle, desafia todas as regras conhecidas de criação e performance sonora e “inventa” todo um género musical – a música industrial.
“Other, Like me” é o primeiro documentário sobre os Throbbing Gristle e as COUM Transmissions, fazendo uso do rico e diversificado arquivo de imagens e vídeos do grupo e de entrevistas com vários dos seus membros, incluindo Genesis e Cosey. Uma história de criatividade e sobrevivência contra tudo e contra todos, e de uma fusão total entre a arte e a vida, independentemente do custo.

——-

26 outubro
21h00
Biblioteca Municipal do Barreiro

REVOLUTION OF SOUND: Tangerine Dream
de: Margarete Kreuzer
2017 | Alemanha | 85’
língua: alemão
legendado em inglês

#música electrónica

Edgar Froese, líder da banda Tangerine Dream e pioneiro da música eletrónica, dedicou a sua vida à missão de encontrar o Som perfeito. A sua busca incessante levou-o e a seus companheiros ao sucesso mundial – tão longe quanto Hollywood. Após a sua morte em 2015, Froese deixa para trás um legado de quase cinco décadas de história da música.
Este documentário mostra-nos um autêntico filão de imagens inéditas, muitas delas filmadas pelo próprio Froese: dos palcos e camarins europeus e mundiais até lugares paradisíacos junto ao mar e ao seu estúdio privado. Entrevistas com a sua esposa Bianca Froese-Acquaye, membros da banda e outros pioneiros sonoros mapeiam a história única desta banda inigualável.

——-

27 outubro
21h00
Biblioteca Municipal do Barreiro

UNIVERSE
de: Nick Capezzera & Sam Osborn
2020 | EUA | 77’
língua: inglês
legendado em inglês
[estreia nacional]

#jazz #história #Miles Davis #Wallace Roney

No pico de forma e sucesso do quinteto de Miles Davis, em 1966, Wayne Shorter escreveu uma suite de canções orquestrais intitulada “The Universe compositions”. Escritas para uma orquestra de 24 instrumentos, as composições eram ambiciosas e imensas, partilhando o chamamento do rock psicadélico e do cool jazz com o rigor da música clássica. No entanto, exatamente após se iniciarem os ensaios que levariam à gravação desta música, o quinteto de Miles separa-se e as composições desaparecem. Pouco antes da sua morte, em 1991, Miles pede a Wayne Shorter que “encontre a música”; cinco décadas após o seu desaparecimento, as “Universe compositions” são recuperadas por Wallace Roney, um protegido de Miles, e são finalmente ouvidas em público.
A história de Wallace Roney e destas composições é uma história de elos perdidos. “Universe” é uma obra que poderia ter feito a ponte entre duas eras do jazz, e talvez a obra-prima que Miles deixou por gravar. Para Roney, a ponte entre aprendiz e mestre, mas também um legado encurtado pela sua morte, no início da pandemia, antes mesmo de testemunhar a reação do mundo a esta música.

Preços

  • Geral – 2,50€

Próxima Sessão

23 out 2022 21:00

Duração

90 minutos

Intervalo

Sem Intervalo.

Pontos de Referência

Centro da Cidade

Comprar Bilhete

, SONICA EKRANO 2022 – Sessões Biblioteca Municipal

, “Estrada de Terra” | Texto e encenação de Tiago Correia

“Estrada de Terra” | Texto e encenação de Tiago Correia

, ODE MARÍTIMA

ODE MARÍTIMA