“Solum”, filme realizado por Diogo Morgado, chegou esta quarta-feira, dia 10 de junho, à HBO Portugal. Além do ator, Catarina Mira, Darwin Shaw, Maria Botelho Moniz, Gonzalo Ramos, Carlos Carvalho, Francisco Froes, Cláudia Semedo, Anna Ludmilla e Luís Lourenço fazem parte do elenco.
A história é bastante similar à da saga “Hunger Games” (“Jogos da Fome”, na tradução portuguesa), baseada nos livros de Suzanne Collins. Neste universo pós-apocalítico, oito desconhecidos vão para uma ilha selvagem e primitiva, com poucas interferências da civilização.
“Uma estranha sonda chega a um planeta que aparenta ser a terra. Nada é o que parece. ‘Solum’ não é um jogo, é uma prova, uma seleção, um espelho que confronta a verdade da Natureza Humana com a mentira da Humanidade. É uma história que obriga as personagens a regredir à sua mais Natural condição humana, que é a simples procura e luta pela sobrevivência. Sarah é a primeira a desistir, mas acaba por cair no chão morta misteriosamente. Liam chega à ilha com um único objetivo: acabar com a concorrência. Carol dá por si a ter sonhos de um outro Mundo. Paul sabe qual a razão de tudo o que está a acontecer: sobreviver é mais do que um jogo”, explica a HBO Portugal.
O serviço de streaming lembra que a longa metragem “reúne um elenco nacional e internacional, de Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América e Brasil”.
O argumento foi escrito pelos irmãos Morgado, Diogo e Pedro, que além da história, assinam também a produção executiva do filme. “Solum”, que dura pouco mais de uma hora e meia, foi gravado em várias ilhas dos Açores e a equipa de produção foi maioritariamente portuguesa.