‘Marte’ está de regresso ao National Geographic para uma segunda temporada, transmitida a partir do dia 11 de novembro, todos os domingos, às 22h30. A história da missão para colonizar o Planeta Vermelho regressa agora, contada através da perspetiva da tripulação de uma missão fictícia que decorre em 2033.
Esta série, considerada pelos críticos como impressionante, inspiradora, cientificamente credível e honesta, regressa com seis episódios e com o formato híbrido da temporada anterior: alternando entre sequências de ficção e documentário, de modo a prever como será a vida no Planeta Vermelho, tendo por base os acontecimentos atuais na Terra.
Nove anos depois da aterragem em Marte, os seis astronautas originais tornaram Olympus Town numa verdadeira colónia. Mas agora o IMSF – uma agência financiada pelo estado – não pode continuar a financiar a expedição a Marte e, por isso, as portas estão abertas para o setor privado. O futuro da missão será para sempre alterado quando mineiros de Lukrum – uma corporação com fins lucrativos – chegam a Marte e tornam-se agora novos vizinhos dos astronautas.
Do lado da ficção, a série aborda temas aparentemente quotidianos – gravidez, ruturas de relações, novos romances, epidemias, colapsos, quedas de energia, lesões, exercícios, refeições e questões sociais. Mas quando estas ocorrências acontecem aproximadamente a 54,7 milhões de quilómetros isolados da Terra – onde não há fuga possível – elas são tudo menos comuns e ganham contornos distintos.
Do lado do documentário, cenas do presente traçam paralelos com os acontecimentos do futuro em Marte, tendo em conta alguns dos terríveis problemas enfrentados pela última fronteira da Terra – o Ártico. Isto ao mesmo tempo que nos tornamos uma espécie interplanetária há um conjunto de circunstâncias que atualmente comprometem a vida na Terra e que poderá atormentar-nos no futuro: o degelo, o aumento do nível do mar e epidemias de saúde indígenas que emergem quando o gelo derrete, são algumas das tragédias previstas.
Como na temporada anterior, a National Geographic estabelece parceria com Brian Grazer, Ron Howard, Michael Rosenberg e Justin Wilkes da Imagine Entertainment, assim como com os produtores executivos Jon Kamen e Tommy Turtle da RadicalMedia, para imaginar o que poderá acontecer quando os terráqueos se tornarem os primeiros “marcianos” do planeta.
Um grupo de especialistas ajudou na produção da série mostrando ao público os desafios e oportunidades que aguardam os humanos em Marte. O grupo inclui alguns dos grandes nomes na exploração, tecnologia, ambiente e ciências sociais, tais como Elon Musk, CEO da SpaceX; Andy Weir, autor do livro ‘The Martian’; Ellen Stofan, ex-chefe da NASA; Leland Melvin, ex-astronauta da NASA; Michio Kaku, físico teórico e futurista; Antonia Juhasz, especialista em petróleo e energia; Naomi Klein, autora de best-sellers, ativista e jornalista premiada sobre a mudança climática; Casey Dreier, diretor de política espacial da Planetary Society; Lucianne Walkowicz, astrónomo do Planetário Adler; e Bill Nye, CEO da The Planetary Society.
O elenco de ‘Mars’ é constituído por atores que regressaram da primeira temporada, juntamente com várias novas caras, incluindo Jihae (‘Mortal Engines’), Jeff Hephner (‘Med Chiago’) e Esai Morales (‘Ozark’).
SINOPSE DOS EPISÓDIOS
‘MARTE: Não estamos sozinhos’
Estreia: Domingo, dia 11 de novembro, às 22h30
Depois de quase uma década sozinhos em Marte, os cientistas da Olympus Town do IMSF, agora completamente desenvolvida, preparam-se para a chegada de um grupo de astronautas de grande prestígio que trabalham para a Lukrum, uma empresa com fins lucrativos especializada na extração de recursos naturais. A bordo da plataforma petrolífera mais a norte de todo o mundo, as condições atmosféricas extremas simulam um ambiente de trabalho marciano. Um trabalhador partilha como é estar longe da família por três semanas.
‘MARTE: Mundos à Parte’
Estreia: Domingo, dia 18 de novembro, às 22h30
A dedicada coexistência entre as duas colónias de Marte ameaça dissolver-se. Os ativistas da Greenpeace vão para os mares protestar contra a exploração de petróleo no Ártico. As relações entre o IMSF e a Lukrum, que partilham agora a fonte de água e energia, estão sob tensão provocada por uma nova descoberta; Hana lida com uma tragédia pessoal e Amelie prepara-se para voltar à Terra. No presente, os ativistas da Greenpeace vão para os mares para protestar contra a exploração de petróleo no mar de Barents e a eficácia das suas estratégias é examinada.
‘MARTE: Na Escuridão’
Estreia: Domingo, dia 25 de novembro, às 22h30
Quando uma erupção solar assola o planeta e impossibilita a comunicação intra e intercolónicas, a equipa Olympus Town corre contra o tempo para localizar Marta, que fica pressa durante uma expedição não autorizada. No presente, um cientista e a sua equipa tentam fazer frente a condições perigosas em busca de dados que permitam prever os efeitos do derretimento dos glaciares nos níveis da água do mar.