Seat el-Born irá fazer a sua primeira aparição ao mundo no salão automóvel de Genebra.
Denominado el-Born Concept, e tal como o nome sugere, ainda é um protótipo, mas está já muito próximo de uma versão final de produção, sobretudo ao nível do habitáculo. Este estudo, juntamente com o citadino elétrico Minimó que também estará em Genebra, aponta o caminho da eletrificação da marca de “Martorell”, que mantem a tradição de baptizar os seus modelos de acordo com localidades espanholas: El Born é um bairro na cidade de Barcelona.
Este concept Car parece estar pronto para entrar já em produção. Assim como seu primo alemão, o Volkswagen I.D., o Seat el-Born usará a nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen, desenvolvida especialmente para carros elétricos.
A fabricante espanhola adiantou muitos detalhes sobre o carro. Por exemplo, já confirmou sua produção na Alemanha, esta prevista para chegar ao mercado em 2020, depois que a Volkswagen lançar o I.D. É equipado com um motor que com 204 cv, valor este que deve ser o utilizado no modelo de produção. Com esta potência, vai dos 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
https://youtu.be/EKsrQhNAbzQ
A Seat promete que o el-Born será um carro funcional, com uma autonomia máxima de 420 km, mais do que suficientes para várias viagens pequenas durante o dia e até algo mais longo no fim-de-semana. A bateria oferece uma capacidade total de 62 kW e carrega 80% de sua carga em apenas 47 minutos, se usar os novos supercarregadores de corrente contínua de 100 kW.
Os artistas da Seat trabalharam para deixá-lo com uma boa aerodinâmica, colocaram rodas de liga leve de 20″ e um spoiler traseiro.
O interior também poderia ser levado diretamente para o modelo de produção se qualquer mudança. Entre os destaques estão o painel de instrumentos digitais e os seus ecrãs de multimédia, ambos de 10 polegadas, voltados para o motorista.
Praticamente não existe botões, com os únicos comandos posicionados no lado esquerdo do volante, enquanto tudo o resto é controlado pelo sistema multimédia.