in

Salvador Sobral é fenómeno, português foi citado em 1641 notícias em três dias

Salvador Sobral é fenómeno, português foi citado em 1641 notícias em três dias

De acordo com um estudo da Cision, em apenas três dias, Salvador Sobral foi citado em 1.641 notícias em todo o mundo. Isto contabilizando apenas os meios online e excluindo os artigos publicados em Portugal.

Salvador Sobral continua a surpreender a Europa e o Mundo. O representante português no Festival Eurovisão da Canção 2017 garantiu um lugar no final da competição (que se realiza este sábado) e conquistou os órgãos de comunicação social internacionais.

De acordo com um estudo da Cision, em apenas três dias – os que passaram desde a sua atuação na primeira semifinal do concurso, na terça-feira, até quinta-feira, data da segunda semifinal – o cantor de “Amar pelos dois” foi citado em 1.641 notícias em todo o mundo. Isto contabilizando apenas os meios online e excluindo os artigos publicados em Portugal.

Foi na Alemanha que Salvador Sobral teve direito a mais referências nas notícias: 382, quase o dobro da Espanha, o segundo país onde Salvador foi mais falado. Apesar de a maior parte das menções nos sites germânicos ter sido uma genérica alusão à sua passagem à final, houve alguns meios que aprofundaram a sua análise, descrevendo “Amar pelos dois” como “uma íntima balada, cheia de sentimento”, que se tornou ainda “mais melancólica e sensual” na voz do português.

Foi, contudo, de Espanha que chegaram os maiores elogios à prestação do irmão de Luísa Sobral (que compôs o tema). Nas 192 notícias veiculadas no país vizinho, “nuestros hermanos” destacaram que o concorrente luso conseguiu “silenciar as 11 mil pessoas” presentes no Centro Internacional de Exposições de Kiev durante a sua atuação, tendo sido depois “um dos mais aplaudidos” da noite. A saúde de Salvador Sobral – o artista sofre de um problema de coração e está à espera de um transplante – também foi abordada pelos espanhóis.

A Suécia, cujo concorrente é considerado um dos principais candidatos à vitória final (ainda que o favorito nas casas de apostas e na sondagem feita no site oficial da Eurovisão seja o italiano Francesco Gabbani), foi o terceiro país com mais referências ao concorrente português, 162. Os meios do país nórdico elogiaram a atitude do português, que “encantou” todos pelo facto de ter usado uma camisola com a mensagem “S.O.S. Refugees” na conferência de imprensa e por ter aproveitado os seus minutos de fama para mostrar “compaixão” para com os refugiados que chegam à Europa. O gesto do cantor foi também notícia em países como França, Espanha, Alemanha, Austrália ou Estados Unidos.

Curiosamente, dois dos países que mais eco fizeram da participação portuguesa na Eurovisão não são europeus. Trata-se dos Estados Unidos, com 131 notícias, e da Austrália, com 62 (este último país participa na competição). Os norte-americanos destacaram a “afinação perfeita” e simplicidade da prestação do português, num concurso que é “mais conhecido pelos trajes extravagantes do que pelos dotes vocais” dos concorrentes. Já os australianos frisaram que Salvador Sobral é um dos maiores candidatos à vitória na final de sábado.

Nos restantes países que compõem o top-10 deste ranking elaborado pela Cision, não houve grandes diferenças no número de notícias: 57 em Itália, 51 na Roménia, 50 no Reino Unido, outras tantas na França e 47 na Finlândia. “Atenção a Portugal”, dizem os italianos, grandes favoritos à vitória, que veem Salvador como uma possível surpresa. Os britânicos fizeram questão de recordar que Portugal foi o único país na primeira semifinal que não cantou em inglês, ao passo que os franceses já preveem mais uma conquista para as cores nacionais. “Depois do Euro, a Eurovisão?”, questionam os meios gauleses.

Em Portugal, há duas semanas que Salvador Sobral lidera o Top Cision Blitz, que mede a notoriedade mediática dos músicos nacionais. Nesse período (de 28 de abril a 11 de maio), o nome do cantor foi citado em 1.011 artigos. Estima-se que pelo menos 68% da população portuguesa tenha tido contacto com este verdadeiro mediático e que cada português tenha sido impactado, em média, 77 vezes com notícias sobre o representante nacional no festival. Nas redes sociais, estima-se que participação do jovem artista no concurso tenha gerado mais de 450 mil publicações.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as notícias com referência a Salvador Sobral, nos mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, num total de aproximadamente seis milhões de artigos, pesquisados entre os dias 9 e 11 de maio de 2017.

Top-10:
Alemanha – 382 notícias
Espanha – 192 notícias
Suécia – 162 notícias
Estados Unidos – 131 notícias
Austrália – 62 notícias
Itália – 57 notícias
Roménia – 51 notícias
França – 50 notícias
Reino Unido – 50 notícias
Finlândia – 47 notícias

Total:
1.641 notícias

Salvador Sobral é fenómeno, português foi citado em 1641 notícias em três diasGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Resumo: Belenenses 1-1 Moreirense

Resumo: Belenenses 1-1 Moreirense

Descoberta nova vulnerabilidade no Edge que pode permitir roubo de senhas

Descoberta nova vulnerabilidade no Edge que pode permitir roubo de senhas