Rock in Rio celebra o seu 15º ano em Portugal com o “Celebration Year”

Em 2019 o Rock In Rio vai celebrar os seus 15 anos em Portugal com um espectáculo de música, video mapping e fogo-de-artifício, com vários concertos com as Galp Music Valley Sessions e com o Worten Game City.

No ano em que comemora o seu 15.º aniversário em Portugal, o Rock in Rio apresenta um conjunto de eventos para 2019 que reforçam a oferta de entretenimento no país, seguindo assim a estratégia implementada no Brasil que visa dar vida a conteúdos do festival fora da Cidade do Rock. Música, gaming e inovação são os principais temas deste Celebration Year, que terá o seu ponto alto nos dias 6, 7 e 8 de setembro, num grande evento de entrada livre que irá acontecer num dos ex-libris da capital – a Torre de Belém. Um espectáculo majestoso, de celebração e de agradecimento à cidade e aos portugueses, que irá combinar música, video mapping e o maior fogo-de-artifício jamais visto no rio Tejo.

Além do calendário de eventos apresentado, que arranca já em abril e se prolonga até 2020, a Organização do Rock in Rio-Lisboa aproveitou a ocasião para confirmar as próximas duas edições do festival em solo português. O Parque da Bela Vista volta, assim, a receber o maior evento de música e entretenimento do mundo em 2020 e em 2022, com a 9.ª edição a abrir portas nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho do próximo ano. Com a confirmação das próximas edições chega, também, o anúncio de um novo Patrocinador Principal. A Galp, gigante energética portuguesa, vai ser Patrocinador Principal das próximas duas edições do festival, dando naming ao palco Music Valley – um dos grandes êxitos da edição de 2018 – e juntando-se às comemorações dos 15 anos do Rock in Rio-Lisboa, com várias iniciativas a terem lugar durante o ano de 2019.

SERG3057
Rock in Rio – Lisboa 2019: Celebração dos 15 anos em Lisboa, Portugal, a 28 de Março de 2019. Foto: AgenciaZero.net
Galp Music Valley Sessions

Com esta associação ao Rock in Rio a Galp dá, assim, um novo passo na sua estratégia de posicionamento no território da música, arrancando já em abril com as Galp Music Valley Sessions – encontros inéditos entre artistas portugueses e brasileiros que num primeiro momento poderão ser vistos em Lisboa e, em Setembro, repetem-se para mais de 100 mil pessoas na Cidade do Rock do Brasil, no palco Sunset.

Durante abril e maio, o Capitólio recebe vários momentos musicais para um grupo restrito de convidados e um conjunto de fãs, seleccionados através de diferentes mecânicas promocionais.

A primeira sessão terá lugar já no dia 11 de abril, com os portugueses Capitão Fausto a receberem o brasileiro O Terno. No dia 30 de abrilBlaya apresenta-se com a artista Lellê. No dia 23 de maioAgir recebe Rael para um momento que se antevê especial. E a 28 de maio é a vez de Carolina Deslandes atuar ao lado de Melim. No Rock in Rio, no Brasil, dia 27 de setembro a cantora Lellê recebe Blaya; no dia 3 de outubro o rapper brasileiro Rael recebe o português Agir para o espetáculo “Hip Hop Hurricane” e no último domingo, 6 de outubro, Carolina Deslandes sobe ao palco com Melim, bem como a banda paulistana O Terno que tocará com Capitão Fausto.

Aos encontros de antecipação que se realizam no Capitólio juntam-se renomeados DJs portugueses que, no dia 28 de Setembro, terão o seu lugar no palco New Dance Order. Assim, a Galp Music Valley Session de dia 11 de abril contará com um set de Diego Miranda, no dia 30 de abril o encerramento da sessão ficará a cargo de Kura, dia 23 de maio será a vez de Deejay Kamala, ficando o encerramento das Galp Music Valley Sessions, a 28 de maio, com Van Breda.

-1670009

Worten Game City
E porque não só de música se faz o Rock in Rio, não só de música se fará este Celebration Year. 2018 foi, também, o ano em que se estreou a arena de gaming na Cidade do Rock. Uma aposta certeira, que se revelou um verdadeiro sucesso, e acabou como uma das grandes atrações da última edição. Agora, Lisboa vai ver nascer a Worten Game City, um evento de três dias – 31 de maio, 1 e 2 de junho –, numa “cidade” repleta de experiências para gamers mas, também, para toda a família.
-JPA0439
Rock in Rio – Lisboa 2019: Celebração dos 15 anos em Lisboa, Portugal, a 28 de Março de 2019. Foto: AgenciaZero.net
Rock in Rio Innovation Week
O Rock in Rio acredita que as pessoas são o principal agente de transformação na construção de um mundo melhor. Por isso, fomenta a inovação, posicionando a tecnologia como meio mas colocando o foco no comportamento e na abertura ao novo, enquanto cultura de uma sociedade.
Em 2018, o Rock in Rio Innovation Week nasceu com o objetivo de dar palco a conversas sobre os desafios e as oportunidades de um mundo em constante transformação. A sua primeira edição recebeu mais de 1.000 participantes, oriundos de 15 países, e 60 horas de talks, painéis e workshops. Em 2019, o projeto volta maior, com mais espaços, para receber 2.000 pessoas, e com uma programação que se alarga no tempo, com encontros a partir do dia 08 de maio.
De e 02 a 05 de julho, no LACS e arredores, a proposta é de explorar novos modelos mentais, através de três dimensões: Inspiração, Experimentação e Conexão. Sempre com muita música e conversa.
-1670033
Celebration
Antes da 8.ª edição do Rock in Rio, no Brasil, e da passagem do testemunho para a edição de 2020 do Rock in Rio-Lisboa, o festival vai agradecer estes 15 anos em Portugal com aquilo a que já habituou os portugueses – um clima de festa único, que promete momentos inesquecíveis. Assim, nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, a Torre de Belém – um dos ex-libris da capital – vai receber o espectáculo Celebration, numa simbiose de música, video mapping e o maior fogo-de-artifício jamais visto no Tejo.
O evento, que será aberto ao público, abre no seu primeiro dia com um espectáculo comemorativo e especial, a cargo de Orquestra, que revisitará temas que marcaram as oito edições portuguesas do festival, numa composição musical inédita. Nos dias que se seguem não faltarão concertos e muita festa.
Recorde-se que o festival regressa à Bela Vista nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho de 2020, para a sua 9.ª edição.