em ,

Review Teclado Mecânico para Mac – Vortex Race 3 (COM VÍDEO)

Nos últimos anos temos vindo a notar uma crescente oferta de teclados no mercado. Como é que isso pode acontecer? Ora, porque há muita procura de material específico: seja mecânico, de membrana, com leds fixos, com leds de cor personalizável, com macros, sem macros, enfim. E, por isso, hoje trazemos um teclado que não só é mecânico como também dá para Mac.

Nos últimos anos temos vindo a notar uma crescente oferta de teclados no mercado. Como é que isso pode acontecer? Ora, porque há muita procura de material específico: seja mecânico, de membrana, com leds fixos, com leds de cor personalizável, com macros, sem macros, enfim. E, por isso, hoje trazemos um teclado que não só é mecânico como também dá para Mac. Vejam no vídeo:

Teclado de Membrana VS Teclado Mecânico
Membrana Vs Mecanico

Antes de fazer uma review sobre um teclado deste género, convém apenas contextualizar quem não sabe a diferença entre estes dois tipos de teclados.

Membrana 3
Os teclados de membrana são os mais comuns no mercado: são mais simples, menos rigorosos, mais baratos e, claro, duram muito menos tempo. Isto porque existe uma membrana de borracha entre todas as teclas e o painel de input – membrana essa que é irregular e que se vai degradando bastante com o tempo.

Membrana 2
Além disso, têm a desvantagem de não darem feedback físico quando carregamos numa tecla. Ou seja, nós nunca sabemos se esta está a ser registada ou não (a não ser que estejamos a olhar para o ecrã, o que é péssimo para quem olha para o teclado enquanto está a escrever).

Assim, nunca sabemos a força exacta que temos de exercer sobre cada tecla para esta registar (e por isso é que existem aquelas pessoas que, quando estão a escrever, parecem estar a dar uma sova ao seu teclado como se este lhes tivesse roubado o lanche). Embora seja um preciosismo (ou mesquinhez, admitimos), acreditamos que um teclado mecânico tem claras vantagens sobre um de membrana.

Switch
Um teclado mecânico é melhor construído, dura MUITO mais tempo e é muito mais preciso. Tudo isto porque tem “switches” individuais, um por tecla, que dão um feedback físico cada vez que é pressionada, lá está, uma tecla (vão ler esta palavra muitas vezes neste artigo) e é isso que resulta no tal som característico dos teclados mecânicos – de notar que existem teclados mecânicos silenciosos ou com outro tipo de “switches” que fazem com que o som, o tipo de feedback físico e a força a ser exercida sobre cada tecla sejam diferentes de teclado mecânico para teclado mecânico. Adicionalmente, este tipo de construção faz com que este tipo de teclados dure, em média, uns 40 anos em constante utilização.

O que vem na caixa
Peça Tirar Teclas

Teclas

Dentro da caixa encontramos o teclado (convém, não é?), um cabo micro-usb para o ligar ao computador/mac, peça para remover teclas e teclas extra, coloridas, para personalização a gosto.

Design
Design 3

Este teclado não é para todos, nem para todos os setups. Agora… Para quem ama um estilo retro e tem um setup a combinar, esta é a solução perfeita!

Command

Não só é pequeno e compacto, como é totalmente personalizável. Isto quer dizer que podem mudar as teclas como quiserem, para as cores que quiserem (e que comprarem), podem fazer dele teclado Windows (com tecla Windows) ou Mac (tecla Command), etc.

Peças Altas

Além disto, está muito bem construído, em alumínio, com duas peças amovíveis na parte posterior, para inclinar ligeiramente o equipamento. No fundo, para quem é da década de 80 ou 90, este teclado é um chuto de nostalgia.

Som
Membrana Vs Mecanico

Não, o Vortex Race 3 não tem colunas. Mas, ao escrever, faz um som bem diferente dos típicos teclados de membrana. Comparativamente a outros teclados mecânicos, tem um som mais agudo e mais “seco” – ou seja, mas assertivo.

Para um escritório com mais pessoas (que não usem headphones), talvez esta não seja a melhor opção, já que pode incomodar alguns colegas mais sensíveis/comichosos/chatos/inserir-outro-adjetivo-para-mostrar-indignação. Mas para ter em casa é incrível, e dá uma inegável satisfação a escrever.

Macros

Macros
Além de ter teclas amovíveis e personalizáveis, este teclado tem macros. O que é isso? Ora, quem mais usa este tipo de função são designers, programadores, gamers e afins. Mas sabem quando têm de carregar num múltiplo número de teclas várias vezes? “Ctrl + Alt + Delete”, ou “Ctrl + Alt + Shift + S”, entre outros? Pois com este teclado podem programar, por exemplo, a tecla 1 para que cada vez que carreguem nela, em vez de registar a tecla 1, regista a sequência daquelas teclas.

O problema disto é que ficam sem a “tecla 1”. Esta situação seria evitável se o Vortex Race 3 tivesse teclas macro dedicadas, como muitos teclados gaming, o que não é o caso – mas, pelo menos, mantém o registo simples e compacto, o que é algo que nos agrada bastante.

Durabilidade
Switch

Como dissemos anteriormente, os teclados mecânicos duram cerca de 40 anos em utilização constante. Isto quer dizer que este teclado, apesar de custar dinheiro, não é caro porque, em teoria, se o comprarem, não precisarão de comprar mais nenhum no resto da vossa vida.

Veredicto
Design 5

Um teclado mecânico com teclas personalizáveis é algo que nos apaixona. E este Vortex Race 3 não é excepção. Adoramos o look retro, a simplicidade e ainda a boa qualidade de construção. No entanto, pelo preço (cerca de 149$), gostaríamos de ter visto algumas funções extra, tais como luzes led (para ver no escuro), teclas macro dedicadas e, talvez, a funcionalidade sem fios (por Bluetooth).

Para quem não vê estes pontos fracos como um problema, este teclado é excelente para os “retro lovers” que preferem largar umas quantas notas do que os apaixonantes anos 80 e 90.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Operation Grand Heist para Call of Duty: Black Ops 4 chega hoje à PlayStation 4

Call of Duty: Black Ops 4 | Trailer oficial Blackout – Modo Battle Royale | PS4

Spider-Man já chegou a Gold. Lançamento para PS4 a 7 Setembro

Marvel’s Spider-Man chega hoje à PS4