Review Smartphone Huawei P20 Pro (com vídeo)
in , , ,

Review Smartphone Huawei P20 Pro (com vídeo)

Um telefone capaz de substituir uma câmara. Até parece ser bom demais, não é? Mas é a verdade. Claro que não estamos a falar das DSLR mais recentes com componentes que as fazem chegar aos milhares de euros. No entanto, e no que toca às câmaras compactas, há um novo player no mercado e, adivinhe-se, veio para ganhar!

Este é o Huawei P20 Pro. O smartphone que veio revolucionar a fotografia do dia-a-dia. Aqui fica a review do Martim, em vídeo:

Design

É impossível olhar para este telefone sem ficar com os olhos espelhados nele. Literalmente, já que o corpo que reveste a maioria da área deste smartphone mais parece um espelho que reflecte o mundo tal como ele é – e, na realidade, não é de estranhar, dadas as 3 câmaras revolucionárias que carrega e que prometem isso mesmo, mas já lá chegamos.

Esta traseira está disponível em 4 cores: Preto, Midnight Blue, Twilight e Pink Gold. Além disso, é de realçar que este telefone tem apenas entrada USB Type-C (tal como os iPhones, deixou o headphone jack para trás, apesar de vir com um adaptador na caixa) e ainda proteção contra a água IP67.

Ecrã

A completar o design, temos o ecrã na parte da frente do equipamento. Um ecrã OLED de 6.1”, com resolução de 1080 x 2240, 408PPI (Pixels Per Inch). E, claro está, não podia faltar o notch, que pode ser facilmente escondido através de software à custa da perda de um pouco da área útil deste ecrã.

Câmara

Mas deixemo-nos de rodeios e vamos directos ao assunto: a câmara! Ou será que deveríamos dizer câmaras? Sim, este smartphone tem 3 câmaras diferentes e todas elas com lentes Leica, a famosa marca de fotografia de elite.

A câmara principal tem 40 megapixels (não, não nos enganámos: são mesmo QUARENTA megapixels) e uma extraordinária abertura de f/1.8 (quanto menor a abertura, mais luz entra, o que significa melhores fotografias quando há menos luz).

A segunda é uma lente monocromática (preto e branco, apenas) de 20 megapixels e com uma abertura de f/1.6 (ser monocromático permite à câmara registar mais pormenores em vez de se perder por entre milhares de cores que tem de registar).

A terceira câmara tem um sensor de 8 megapixels com abertura de f/2.4, mas que permite fazer 3x  zoom. Na verdade, e através de alguma feitiçaria digital (até porque só pode ser magia) a Huawei consegue fazer um zoom híbrido de até 5x, misturando ampliação óptica e digital para que haja um zoom perfeito.


No fundo, cada vez que se carrega no botão de disparar, o Huawei P20 Pro tira 3 fotografias, uma com cada câmara, e junta-as para tirar partido do melhor de todas elas. O resultado? Algo absolutamente extraordinário para um telefone.

No entanto, estas câmaras poderiam ter uma melhor estabilização no que toca a vídeo, já que os vídeos (especialmente em 4k) apresentam abanões que não se justificam num smartphone deste valor. No entanto, se é o preço a pagar para ter a melhor câmara fotográfica de sempre num smartphone: que seja.

E não nos podemos esquecer, claro, da Inteligência Artificial (AI) presente na câmara fotográfica. Esta característica permite à câmara identificar qualquer objecto/animal que esteja à sua frente e ajustar as definições de fotografia automaticamente para terem os melhores resultados possíveis. Por exemplo, se estiverem a tirar uma fotografia a um gato, a câmara identifica que está um gato à sua frente e muda todas as definições para isso mesmo. Se isto não é revolucionário, o que é que é? E, para os mais aficcionados, é possível guardar fotos em formato RAW. Aqui fica mais um exemplo da poderosa câmara:



SO

Não é surpresa nenhuma dizer que este smartphone tem a versão android mais recente: 8.1.0, Android Oreo. No entanto, e infelizmente, a Huawei colocou a versão do EMUI (encontrada em muitos telefones chineses, como Xiaomi), que acaba por retirar a experiência de android stock. Apesar deste pormenor, o software consegue ser apelativo e sem qualquer lag visível.

Memória
Quanto à memória, estamos a falar de 6Gb de RAM para todas e quaisquer tarefas que queiram utilizar ao mesmo tempo neste smartphone. Pelo que testámos, não há qualquer lag (o que não é de admirar dadas todas estas características, certo?). Quanto ao espaço para armazenamento, falamos de uns largos 128Gb, para colocarem todas as fotografias e vídeos e jogos e apps que quiserem sem terem de abdicar de nada.

Processador

Tendo um processador Kirin 970, não há muita coisa que fique para trás no que toca a performance. Não é, de todo, um processador revolucionário, mas é excelente para todas e quaisquer tarefas que queiram fazer no telemóvel, sendo garantido que durará 2 anos sem que fique lento ou desactualizado.

GPU

Mali-G72. Aqui é onde o Huawei P20 Pro peca um pouco. Claro que rivaliza em termos de preço com nomes de elite como o Samsung Galaxy S9, mas para jogos mais exigentes com gráficos no máximo pode haver um pouco de breaks. Nada de muito sério, mas sabia muito melhor jogar tudo no máximo sem comprometer performance. Significa isto que, para gaming, é perfeitamente capaz para os casual gamers, mas para os mais aficcionados pode não ser a melhor opção.

Bateria

Este é um excelente avanço no que toca aos smartphones de hoje em dia. Além de possuir fast-charging (não tem wireless charging, atenção), este telefone tem uma bateria de 4,000 mAh. Isto significa que há mais do que sumo para dois dias inteiros de utilização normal, ou para 1 dia de utilização excessiva.

Preço

Neste momento conseguem encontrar este smartphone a rondar os 899€, um valor ligeiramente acima do Samsung Galaxy S9 e ligeiramente abaixo do Samsung Galaxy S9 Plus (provavelmente o seu maior rival no momento)

Veredicto

A nosso ver, este é, sem dúvida, o melhor smartphone do mercado para quem adora fotografia. Além disso, é um smartphone totalmente acima da média, já que é equilibrado em todas as suas características: desde o design, a bateria, poder de processamento e até em performance em jogos. Por este motivo, aconselhamos a compra deste telefone sem pestanejar para quem procura um smartphone nesta gama de preço. Até porque, se o comprar, vai ser impossível ficar mal na fotografia.

Review Smartphone Huawei P20 Pro (com vídeo)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Passatempo Cinema: Antestreia de “CUIDADO COM A MAMÃ E O PAPÁ” no Porto

Passatempo Cinema: Antestreia de “CUIDADO COM A MAMÃ E O PAPÁ” no Porto

Viagem pela Millenium Falcon e bilhetes à venda para ‘Solo: A Star Wars Story’

Viagem pela Millenium Falcon e bilhetes à venda para ‘Solo: A Star Wars Story’