in , ,

Review Asus Zenfone 5 (COM VÍDEO)

Review Asus Zenfone 5 (COM VÍDEO)

A um mercado cada vez mais competitivo, e dominado principalmente pelas marcas chinesas, chega este Asus Zenfone 5, que pretende competir com os novos BQ X2 e X2 Pro. Mas será que, com as características do X2 e o preço do X2 Pro, tem hipótese? Descubra no vídeo:

 

Design
Sim, claro que a parte da frente parece o iPhone X. Mas, na realidade, que smartphone de 2018 não parece? A verdade é que a traseira (não vale rir) deste Zenfone 5 é mesmo bonita. O efeito zen a que a Asus já nos habituou nunca cansa, dando a este smartphone um look incrível e distinto do que se vê hoje em dia.

Ecrã

Este é um dos pontos fortes deste smartphone. Além de ter um dos melhores ecrãs IPS que já tivemos o prazer de testar, 90% da parte frontal do smartphone é ecrã – significa isto que as bordas são drasticamente pequenas, com a excepção do notch e da parte inferior do telefone, onde se encontram os restantes 10%.

Este é um ecrã de 6.2”, IPS Full HD+, com uma resolução de 1080 x 2246, o que resulta numa densidade de 402 ppi, e tem ainda Gorilla Glass para o proteger.

Além de tudo isto, está carregado de software para ajudar cada utilizador a tirar o máximo partido dele. Dá para controlar a Blue Light (que causa insónias quando o smartphone é usado à noite), a temperatura e ainda a saturação.

Tem também uma função que faz com que o ecrã nunca se desligue quando estamos a olhar para ele – Para isso, o Zenfone 5 usa Inteligência Artificial que nos está sempre a ver pela câmara frontal. Um pouco assustador, mas muito útil, na verdade. Nada mal, Asus, nada mal!

Câmara
Quanto à câmara, ficámos maravilhados. Esta é uma das 10 melhores câmaras de smartphone do mundo! Dito isto, não é por acaso que a Asus se orgulha tanto disto ao dizer “We Love Photo” na caixa.

Atrás encontramos uma dual cam, uma lente normal com abertura f/1.8 de 12MP e outra lente wide cujo sensor tem 8MP e ainda uma abertura de 2.0.

Apesar de ambas serem óptimas, adorámos o pormenor de a Asus ter escolhido uma lente wide, o que não é nada habitual. Assim, conseguimos ter mais informação nas imagens cada vez que tiramos uma fotografia.

As imagens são nítidas, têm cores fiéis à realidade e têm uma definição incrível, mesmo durante a noite.

 Além disto, tem o tal efeito de desfoque para simular as típicas máquinas DSLR – e, ao contrário do que vemos na maioria dos smartphones que afirmam fazer isto, é um efeito muito bem conseguido.

À frente, contamos com uma câmara de 8MP e abertura f/2.0, que se comporta tão bem como as câmaras traseiras, tanto com luz, como em ambientes mais escuros. Asus, muitos parabéns!

SO
Tal como seria de esperar, o Asus Zenfone 5 conta com o android mais avançado até à data, o Android 8.0. Claro que tem uma skin da Asus por cima, mas nada que atrapalhe a usabilidade.

Memória

A memória RAM deste modelo é a esperada para um smartphone deste valor: 4GB ou 6GB de RAM para todas as tarefas do dia-a-dia – à partida é mais do que o suficiente para um utilizador regular.

Já a memória interna é de 64GB de ROM – para os mais exigentes, que adoram levar a casa às costas, a Asus proporcionou a inserção de um cartão MicroSD até 512GB.

CPU

O Asus Zenfone 5 não tem o processador mais avançado do mercado. De todo. Mas tem a última geração de processadores, da qual faz parte o seu Qualcomm® Snapdragon™ 636, Octa-core, Qualcomm® Kryo™ 260. Durante a utilização deste smartphone não houve qual lag ou quebras na performance. Apenas notámos uma experiência fluída, bem trabalhada. No entanto, temos de dizer isto: o Xiaomi Redmi Note 5 apresenta o mesmo processador e custa bem menos do que este smartphone. Claro que tem uns pontos menos positivos, mas há que ter em conta que é possível pagar menos pelo mesmo nível de performance.

Mas convém ter em conta que o Zenfone 5, apesar de ter o mesmo CPU que o Redmi Note 5 (115 mil pontos no Antutu) e que o Bq Aquaris X2 (116 mil pontos no Antutu), consegue uma performance claramente superior aos seus concorrentes (quase 136 mil pontos no Antutu). Logo, só por aí já tem algo que justifique a diferença de preço.

GPU
Equipado com um Qualcomm® Adreno™ 509 até 430 MHz, o Asus Zenfone 5 surpreendeu. Porquê? Porque conseguiu uma experiência de jogo bem melhor do que o BQ Aquaris X2, apesar de ter o mesmo GPU.

Além disto, a nível de software está muito bem completo, com o Game Genie que permite gravar gameplay, fazer streaming e otimizar todo o telefone para jogar – terá sido isto que fez a diferença? Talvez e ainda bem!


Assim, os jogos mais leves não apresentaram qualquer problema, nem os jogos graficamente mais exigentes, como PUBG – não há
stutters. Claro que este não deixa de pertencer à gama média/alta, o que significa que os gráficos vão sempre ficar com as definições médias, mas mesmo assim consegue proporcionar uma boa experiência de gaming.

Bateria
Tendo em conta o CPU e GPU de gama média, a bateria de 3300mAh parece muito pouca no papel. Na verdade, quando recebemos este telemóvel para review, estávamos preparados para uma bateria média/baixa, dada esta especificação. No entanto, a bateria dura bastante tempo, mesmo levando o telemóvel à exaustão a jogar jogos pesados. A Asus fez uma boa optimização da energia gasta pelo CPU e GPU, para garantir que a bateria dure um dia inteiro com uso regular – na realide, não fica muito atrás de smartphones de referência, como o On Plus 6 ou o Galaxy S9.

Preço
Este smartphone, dependendo da configuração, começa nos €399.90 (4GB RAM + 64GB ROM), o que pode não ser para toda a gente, mas dadas as especificações até acreditamos ser um valor justo para o smartphone que é.

Veredicto

Na nossa opinião, este smartphone é daqueles casos que surpreendem – pela positiva. Quando o recebemos, não conseguíamos conceber o seu preço, dado que há outros smartphones no mercado com as mesmas características mas com valores significativamente mais em conta. No entanto, só a câmara, o design e a performance superior à dos seus concorrentes diretos já justifica, na nossa opinião, a diferença de preços.

É um bom smartphone capaz de fazer uma boa mossa nos seus concorrentes no mercado dos telemóveis de gama média/alta.

Review Asus Zenfone 5 (COM VÍDEO)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Veja aqui em directo os concertos do 2º dia do MEO Sudoeste

Veja aqui em directo os concertos do 2º dia do MEO Sudoeste

DOOM adicionado ao Xbox Game Pass

DOOM adicionado ao Xbox Game Pass