in

Reinar depois de morrer

Reinar depois de morrer

Reinar depois de morrer

Teatro & Arte | Teatro


T. M. Joaquim Benite

Sala Principal

Classificação Etária

Maiores de 12 anos

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Teatro Municipal Joaquim Benite

Breve Introdução

A Companhia de Teatro de Almada repõe, com um novo elenco, uma criação estreada em 2019 que resultou de uma co-produção com a Compañia Nacional de Teatro Clásico. Reinar depois de morrer integrou a Mostra Espanha desse ano e subiu à cena no ano seguinte, em Madrid, com um elenco espanhol. Às récitas em Almada e no Porto, no Teatro Nacional São João, assistiram mais de 5.000 espectadores. Este espectáculo valeu a José Manuel Castanheira o Prémio Autores para Melhor Cenografia, e a Ignacio García o Prémio de Melhor Encenação, atribuído pela Associação de Encenadores de Espanha.

A imprensa portuguesa destacou o “imaginativo e eficaz cenário em half pipe de Castanheira” (Rui Monteiro, in Público), bem como o trabalho dos intérpretes: “os actores surgem numa distribuição exemplar e bem dirigidos, com conhecimento da forma de elocução do teatro barroco, em verso sem cesuras, respirando nos tempos certos, com manifesto à vontade com a linguagem, e com o movimento evidenciando os matizes das personagens” (Helena Simões, in Jornal de Letras). Em Espanha, o La Razón referiu que “o espectáculo se desenrola com eficácia e muita beleza”, ao passo que o El País sublinhou “o expressivo artefacto cenográfico de Castanheira, que evoca os límpidos espaços teatrais de Adolphe Appia”.

Reinar depois de morrer, da autoria de Luis Vélez de Guevara e escrita em 1635, é uma peça do siglo de oro espanhol com temática portuguesa — o mito de D. Pedro e Inês de Castro. Na sua abordagem a esta tragédia ibérica, o autor inspirou-se e combinou ambas as línguas e ambas as sensibilidades — a saudade portuguesa e a crueza castelhana —, criando um milagre teatral com uma força imensa, que culmina na cena necrófaga e aterradora do cadáver reinante, metáfora barroca e símbolo de uma justiça tardia e estéril.

Ficha Artística

Texto Luis de Guevara

Tradução Nuno Júdice
Adaptação José Gabriel Antuñano
Encenação Ignacio García

Intérpretes Ana Cris, David Pereira Bastos, Erica Rodrigues, João Cabral, João Farraia, Leonor Alecrim, Maria Frade e Pedro Walter

Cenografia José Manuel Castanheira
Figurinos Ana Paula Rocha
Desenho de luz Guilherme Frazão

Informações Adicionais

Descontos para menores 25 e maiores de 65 disponiveis na bilheteira do TMJB

Preços

  • Fosso Orquestra – 13€
  • Plateia – 13€

Próxima Sessão

20 jan 2023 21:00

Duração

90 minutos

Transportes Públicos

Metro Sul do Tejo
TST

Comprar Bilhete

Reinar depois de morrer

Reinar depois de morrerGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Há um novo restaurante brasileiro no centro do Porto

Há um novo restaurante brasileiro no centro do Porto

Doce Gotinha – Uma Grande Viagem

Doce Gotinha – Uma Grande Viagem