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Reclamações no setor bancário em Portugal sobem 30% em 2023, com foco em Crédito Habitação

Reclamações no setor bancário em Portugal sobem 30% em 2023, com foco em Crédito Habitação

Reclamações ao setor bancário em Portugal aumentam 30% em 2023

O número de reclamações dirigidas ao setor bancário em Portugal registou uma subida de 30% entre janeiro e agosto de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo uma análise do Portal da Queixa. Este ano, foram recebidas mais de 4.500 reclamações contra a banca, sendo que os problemas relacionados com o Crédito Habitação, sobretudo no âmbito da renegociação do crédito, motivam o maior volume de queixas registadas pelos consumidores.

Principais motivos de reclamação

De acordo com a análise do Portal da Queixa, o Crédito Habitação é o principal motivo apontado pelos clientes bancários em 2023, gerando cerca de 20% das ocorrências. Este tema registou um aumento significativo face ao mesmo período de 2022, com uma subida de 100%. Outros motivos de reclamação incluem o Apoio ao Cliente (18,9%), Reembolso (14,4%), Problemas com a Aplicação e Internet Banking (13,9%) e Conta/Cartão de Crédito Bloqueados (6,1%).

Instituições mais reclamadas

Segundo o último relatório de supervisão comportamental do Banco de Portugal, entre as instituições mais reclamadas encontram-se o ActivoBank (nas contas bancárias), a FCA Capital Portugal (no crédito aos consumidores) e o Banco CTT (no crédito à habitação).

Reflexão profunda na banca tradicional

Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, a banca tradicional tem vindo a perder a confiança e reputação dos consumidores, dando lugar a novas propostas digitais através das fintechs. Estas empresas promovem a celeridade dos processos e parecem estar mais próximas dos seus clientes, mesmo sendo 100% digitais. Lourenço acredita que este momento é de reflexão profunda na banca tradicional, que viu perder muito recentemente alguns milhões de euros em depósitos para os certificados de aforro para o Estado, por não dar resposta imediata às necessidades dos consumidores.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente. O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal permitiram alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados como França, Espanha, África do Sul e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.

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