in , ,

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte é uma adição excelente à série e é um grande motivo para se ter uma PlayStation 5. Leia a nossa análise ao novo exclusivo da PS5.

Foi na PlayStation 2 que vimos pela primeira vez os nossos amigos Ratchet e Clank. Numa resolução de 640×448 a que já não estamos habituados jogámos e experenciamos a primeira aventura e o desenrolar da amizade do Lombax e do pequeno Robô. Mais de 18 anos depois, Ratchet e Clank continuam ainda bem presentes no léxico dos videojogos e chegam agora à PlayStation 5.


Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (Ratchet & Clank: Rift Apart em inglês) é a nova iteração na série, continuando o sucesso que a Insomniac obteve com o remake de 2016 do título original. A Insomniac, desde a sua génese, é um estúdio de sucesso. E foi por isso normal a compra do estúdio por parte da Sony em 2019, e a partir desse momento o estúdio dedica-se apenas a desenvolver títulos para as consolas da Sony.

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Com isso em mente, a Sony colocou nas mãos da Insomniac a tarefa de começar em grande o catálogo da PlayStation 5. Primeiramente com a expansão de Marvel’s Spider-Man Miles Morales, agora com Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte a Insomniac chega com estrondo à nova geração de consolas.

Quando em 2016 a Insomniac reavivou a série Ratchet & Clank (não que a série tivesse desaparecida, mas já não era tão relevante no panorama) com um remake do jogo original (com um filme também a acompanhar) muitos suspiraram de alívio pois viram um regresso em grande de uma das grandes personagens da geração PlayStation 2. Em conjunto com Jak & Dexter e Sly Cooper, a Sony teve várias mascotes que marcaram essa geração e foi encantador ver Ratchet e Clank em todo o seu esplendor na PS4.

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

No entanto, o jogo de 2016 não era perfeito. Principalmente para os fãs da trilogia original. Porque o regresso da série, apesar de ter melhorado o título em muitos aspectos técnicos, a verdade é que a transição de Ratchet & Clank para a PlayStation 4 trouxe-nos uma versão mais kid-friendly, digamos. Longe estava o humor sarcástico, negro e adulto (Quest For Booty, Going Commando, A Crack in Time não são nomes inocentes) das personagens, havendo agora um diálogo e uma história mais segura, mas com a qual não me consegui adaptar. E a ligação com os nossos personagens principais (tanto a nossa como a deles) era mais oca do que acontecia no original. Muito se devendo ao tal filme que faria a ligação com o jogo e que contava partes importantes da narrativa dessa aventura. Acabou por resultar num produto bom, tecnicamente impecável, mas algo fragmentado.

Mas em Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte não é isso que nos espera. Neste título contamos com um projecto feito de cabeça para a PS5 e temos aqui o jogo mais completo da série provavelmente. Sendo eu, pessoalmente, um grande fã da série, esperava ser surpreendido pela Insomniac e por uma aventura mais consistente do que aquela que nos apresentaram em 2016. E bolas, não podia ter pedido melhor! Graficamente lindíssimo, tecnicamente irrepreensível e com uma narrativa muito mais tocante do que qualquer outra da série, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte é o JOGO da PS5.

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Em Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte vemos Ratchet & Clank a tentar impedir uma nova investida maléfica de Dr. Nefarious, isto depois de Clank ter conseguido construir um novo Dimensionator de forma a que Ratchet consiga cumprir o seu sonho de conhecer mais indivíduos da sua espécie Lombax. Obviamente, as coisas não correm como planeado e Dr. Nefarious cria problemas inter-dimensionais aos nossos heróis. Com isto acabamos por viajar entre várias dimensões e onde acabamos por encontrar algumas das personagens mais adoráveis deste universo, como é o caso da já conhecida Rivet. Rivet é uma Lombax que também combate o Nefarious na sua dimensão, mas nesta ele é Imperador e não Doutor.

Rivet é a adição que não sabíamos que precisavámos neste universo. Ela é a nova personagem jogável, e com quem intercalamos nas nossas viagens entre planetas e inter-dimensionais. Usufruindo do mesmo arsenal e qualidades de Ratchet não existe grande diferença em controlar Rivet ou Ratchet, mas a personagem é tão bem construída e desenhada que dei por mim a querer passar mais tempo com Rivet do que com Ratchet, talvez por ser novidade.

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Já que falei de personagens, referir que a narrativa deste jogo é muito mais interessante, levando-nos a conhecer facetas destas nossas personagens nunca antes vistas ou tão bem exploradas. Sinto que as cinemáticas deste jogo dão uma valente “tareia” ao filme que saiu em 2016, não só tecnologicamente mas também ao nível dos diálogos e do guião. Não me recordo de ter sentido tão bem as dores das nossas personagens anteriormente na série.

Pode ser cliché, mas Ratchet & Clank: Uma Dimensão À Parte fez-me ir buscar pipocas ao cinema mais próximo (não estou a metaforizar). Nenhum jogo da série esteve tão próximo da perfeição animada da Pixar, não só visualmente também porque foi alicerçado numa narrativa interessante e emotiva.

No nível técnico o jogo captura tudo o que esperamos ver nesta nova geração, com gráficos de espantar (o pêlo das nossas personagens felpudas continua a ganhar maior detalhe), instataneamente disponível e com a boa utilização do 3D Audio e das colunas do comando. Falando em DualSense, também aqui os triggers são usados para oferecer mais opções de jogabilidade como foi o caso em Returnal.

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

A jogabilidade do jogo não é inovadora, ou seja, a série continua a dividir-se entre segmentos de shooter e outros segmentos de plataformas/mini-jogos. Esta divisão continua a funcionar brilhantemente, fazendo com que não haja fadiga em nenhum momento do jogo. Os novos gadgets de Ratchet/Rivet trazem a diferença que precisamos para os anteriores.

Não só isso, mas também a velocidade com que tudo é executado neste jogo dá uma liberdade e fluidez de movimentos impressionante. Ratchet até já corre! A sério, experimentem no L3.

Este jogo consegue balancear como poucos a arte que é agradar aos fãs antigos, e conseguir puxar novos para a série. Para os fãs dos originais é difícil ficar de pé atrás quando vemos que temos uma pequena arena onde podemos recordar os tempos gloriosos e frenéticos de Ratchet Deadlocked (ou Gladiator na Europa) ou quando Ratchet tem de usar uma O2 Mask comentando que já não a usava há algum tempo, relembrando-se certamente do primeiro título. Para os novos, bem, o jogo é extremamente divertido, colorido e oferece-nos uma boa visão das personagens e porque nos devemos importar com elas e o seu arco narrativo.

Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Todas as palavras são poucas para descrever a experiência tida em Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte. Obviamente tentei separar o meu lado de fã de crítico, mas não consegui encontrar muitos pormenores negativos nesta nova aventura (tirando talvez o facto do arsenal de Ratchet não ser tão divertido como em jogos anteriores ou não ter um modo online). Até o humor mais sarcástico está de volta, não com tanta predominância como nos originais, mas é possível encontrá-lo.

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte é, sem grande discussão, o grande título desta geração. Vibrante, colorido e grandioso, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte é uma aposta segura da Sony para mostrar as capacidades da sua nova consola e acaba por ser o melhor jogo desta série tão marcante no universo PlayStation.

 

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming
Ratchet, Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte (PlayStation 5) | Análise Gaming

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte é uma adição excelente à série e é um grande motivo para se ter uma PlayStation 5. Leia a nossa análise ao novo exclusivo da PS5.

Product In-Stock: InStock

Avaliação do editor:
5
, SIC: Globos de Ouro regressam em outubro ao Coliseu dos Recreios

SIC: Globos de Ouro regressam em outubro ao Coliseu dos Recreios

, Carlão, Dino D’Santiago, Clã e Capicua entre os mais nomeados aos prémios Play

Carlão, Dino D’Santiago, Clã e Capicua entre os mais nomeados aos prémios Play