Aumento de preços das operadoras de telecomunicações gera aumento de reclamações
Nos primeiros três meses de 2023, o Portal da Queixa registou um aumento de 47% nas reclamações dirigidas às principais operadoras de telecomunicações em Portugal, totalizando 3.206 queixas. O principal motivo de reclamação dos consumidores está relacionado com o aumento de preço do serviço das comunicações, que motivou 46% do total de queixas apurado no primeiro trimestre.
As reclamações dos consumidores dirigidas às operadoras de telecomunicações, motivadas pela subida de preço, registaram um crescimento na ordem dos 108% no primeiro trimestre (1.478), face ao mesmo período de 2022 (710). O mês de janeiro de 2023 foi o mais reclamado do trimestre, com um volume de 1.219 reclamações.
O aumento de preços praticado pelas três grandes operadoras do mercado levou 49% dos consumidores a ponderar a rescisão e troca de operadora, enquanto 37% alega incumprimento de contrato por estarem ainda fidelizados.
Em 2022, o setor das telecomunicações foi alvo de mais de 9.000 reclamações, evidenciando a importância de um serviço de qualidade e preços justos para os consumidores.
O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente. Com um crescimento exponencial em Portugal, a plataforma internacionalizou-se para mercados como França, Espanha, África do Sul e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.