em

Qual é a melhor operadora de telecomunicações para jogar online?

Para ter uma boa experiência quando joga online, não importa apenas ter um pacote de fibra. Existem outros aspetos que são igualmente importantes que lhe indicamos neste artigo.

Existem vários aspectos importantes que melhoram o desempenho de quando joga online, como a velocidade de download, a velocidade de upload e a latência.

Qual é o melhor operador de telecomunicações para jogar online?

Segundo os gamers e especialistas entrevistados, a Vodafone é a melhor operadora para jogar online.

Verificámos também que grande parte dos entrevistados muda de operadora com alguma facilidade, principalmente, os gamers mais velhos. Normalmente mudam da MEO para a Vodafone ou da NOS para a Vodafone. Os gamers mais novos com idades entre os 16 e os 25 anos, acabam por utilizar o operador de internet que têm em casa dos pais ou então costumam ir jogar para casa de alguns amigos que tenham Vodafone Fibra na sua zona geográfica.

De acordo com um estudo publicado pela nperf realizado em 2018, sobre o barómetro das ligações à internet fixa em Portugal, a Vodafone mantém a sua posição de líder no desempenho da Internet fixa em Portugal. Uma das razões é que esta empresa proporcionou, em média, a melhor velocidade de download e upload aos seus assinantes.

Em relação ao tempo de latência, contrariamente ao que é expectável, é a NOWO que regista o melhor tempo.No entanto, a Vodafone foi considerada a melhor operadora de internet fixa em 2018. 

A Vodafone tem peering direto aos principais servidores de gaming na Europa e assumem-se como um dos únicos operadores do mundo com uma rede internacional própria que garante maior velocidade e menor congestionamento no serviço de internet.

Os melhores pacotes de setembro de 2019 

Para jogar ou não, cada vez mais os portugueses procuram os melhores pacotes de TV, NET e Voz para aceder à internet. Confira abaixo os dados desta infografia:

Qual é a melhor operadora de telecomunicações para jogar online

Dicas para conseguir jogar com mais velocidade 

Reunimos algumas dicas que os gamers entrevistados consideraram ser importantes:

  • “Conectar o computador em que está a jogar ao seu router através de cabos, uma vez que o Wi-Fi geralmente apresenta um desempenho pior do que a Internet via cabo” (Rodrigo Alves).
  • “Feche as aplicações que estejam em execução em segundo plano – como as das firewalls, dos antivírus ou outras como o uTorrent – podem igualmente atrasar a conexão” (João Santos, 34 anos).
  • “Se está a jogar no computador, confirme que não está a usar a opção de poupança de energia ativa, uma vez que pode influenciar o processamento do computador e, por conseguinte, afetar a velocidade” (João Santos).
  • “Muda de operador de telecomunicações que tenham mais mbps ou gbps de velocidade, para garantires que evitas problemas de latência” (Miguel Aroso).
  • “Se possível invista num computador que apresente boas taxas de FPS (Frames por segundo) ou – caso necessário – desative alguns recursos de qualidade gráfica do seu computador em prol disso” (João Santos)

Para ler mais sobre este assunto, veja o artigo completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PS-PLUS-JANEIRO-2020

Uncharted e Goat Simulator nas ofertas do Playstation Plus de Janeiro

Dr Kawashima's Brain Training for Nintendo Switch - Trailer de lançamento

Dr Kawashima's Brain Training for Nintendo Switch – Trailer de lançamento