in

Qual é a melhor cama para uma criança de 5 anos?

, Qual é a melhor cama para uma criança de 5 anos?

A chegada aos 5 anos marca muitas transições, e uma delas é que se deve fazer de uma cama que previna o risco de queda (camas baixas e com proteção lateral), para uma cama de maiores dimensões. As camas montessori, com a sua simplicidade e acessibilidade, oferecem uma alternativa que vai bem de encontro às necessidades das crianças desta idade.


Necessidades de sono

A Associação Americana de Pediatria (AAP, 2016) recomenda que aos 5 anos as crianças devem dormir 10 a 13 horas por dia. Aos 5 anos, encontram-se numa fase de profunda transição, não só no que diz respeito ao seu desenvolvimento psicomotor como também na sua vida quotidiana. 

A criança com 5 anos encontra-se no final da primeira infância, quando a linguagem e as capacidades motoras já se encontram consolidadas. Aprende a localizar-se no tempo e consegue articular histórias completas usando o seu rico imaginário. É também uma fase que precede a entrada no percurso escolar, com todas as aprendizagens avançadas que aí terão lugar.

É, portanto, uma fase do desenvolvimento que carece de tempos de repouso significativos, e nada melhor do que uma cama adequada para dar resposta às necessidades de descanso, para recuperar energias e para consolidar as enormes capacidades de aprendizagem exigidas às crianças.

O tamanho da cama

As dimensões poderão nesta altura ser as de uma cama de solteiro (colchão com tamanho padrão de 90 x 190 cms.). As camas em forma de carro de corridas são opções muito populares entre os meninos, enquanto as meninas têm gostos mais diversificados e tanto optam por camas em forma de tipi, de casinha ou de castelo principesco. 

Beliches

Aos 5 anos pode optar por beliches, se tal for conveniente e adequado às dimensões do quarto dos seus filhos. Estes oferecem uma grande versatilidade de utilizações, já que o espaço abaixo da cama superior pode albergar outra cama, ou ainda espaços para leitura, brincadeira ou lazer. 

As características que deve procurar num beliche são:

  • Dimensões compatíveis com o quarto, em especial o pé direito, para que não haja o risco de bater com a cabeça no teto;
  • Tipo de beliche adequado às necessidades de utilização do espaço inferior;
  • Material resistente e duradouro, preferencialmente madeira ou metal, evitando plásticos e aglomerados de madeira;
  • Solidez da escada de acesso à cama superior;
  • Proteções laterais na cama superior são indispensáveis.

Camas duplas

Excelentes opções para esta idade, já que a altura ligeiramente superior da cama aloja um gavetão retrátil por debaixo do colchão, espaço esse que pode ser utilizado para um colchão adicional ou até para arrumação das roupas de cama.

Camas extensíveis

Estas camas permitem acompanhar o crescimento dos seus filhos até à pré-adolescência, já que dispõem habitualmente de três posições de comprimento (em média, 140, 170 e 200 cm.), o que permite rentabilizar a cama durante mais tempo.

Camas a meia altura

Nas camas a meia altura, o colchão encontra-se colocado numa distância ao solo superior, logo são camas munidas de proteções laterais e degraus de acesso ao colchão. Dispõem assim de várias funções no espaço inferior, desde espaço para arrumação ou para brincadeiras, até à instalação de pequenas secretárias em soluções de combinação de elementos cujo limite é a imaginação.

Aos 5 anos, a escolha de uma cama nem sempre é uma tarefa fácil. Mas de entre todas as soluções disponíveis, e ouvindo a opinião das crianças, decerto encontrará a solução mais apropriada.

, Dark Alliance – Official Launch Cinematic Trailer

Dark Alliance – Official Launch Cinematic Trailer

, Farming Simulator 22 – Cinematic Trailer

Farming Simulator 22 – Cinematic Trailer