Depois da surpreendente eliminação da Juventus em casa pelo Ajax e da confirmação da passagem do Barcelona frente ao Man. United, esta quarta-feira será decisiva para o futuro do Porto, Liverpool, Man. City e Tottenham na Liga dos Campeões. Saiba os dados estatísticos antes do início do Porto vs Liverpool (Eleven Sports, TVI) e do Man. City vs Tottenham (Eleven Sports).
FC Porto-Liverpool (Eleven Sports 1 e TVI, 20h00)
- Duas das três equipas que perderam por 2-0 na primeira mão da fase a eliminar da edição deste ano da Champions deram a volta à eliminatória: Juventus frente ao Atlético de Madrid e Manchester United contra o PSG.
- O FC Porto foi eliminado em todas as eliminatórias em que perdeu por 2 ou mais golos na primeira mão nas Champions.
- O Liverpool nunca perdeu contra o Porto nas sete ocasiões em que se defrontaram (4V 3E) não tendo consentido qualquer golo nos últimos três embates.
- A derrota caseira mais pesada da sua história nas competições da UEFA foi frente ao Liverpool há precisamente um ano quando foram derrotados por 5-0 nos oitavos da Champions.
- Desde o início da temporada passada, o Liverpool ganhou três dos quatro jogos que disputou fora na fase a eliminar, tendo sido apenas batido em Roma por 4-2, nas meias-finais.
- O Porto é a única equipa em prova que está 100% vitoriosa no seu terreno. A última vez que somou cinco ou mais vitórias caseiras seguidas na prova foi entre Outubro de 1998 e Dezembro de 1999 (um total de seis vitórias).
- O Liverpool seguiu sempre em frente nas últimas nove eliminatórias a duas mãos sob o comando de Jurgen Kloop (quatro na Liga Europa em 2015/2016, uma em 2017/2018 nos playoffs da Champions e quatro na Champions desde o início de época transacta).
- Sadio Mané fez um hat-trick no Dragão há um ano. Apenas Luiz Adriano (Shakhtar) contra o Bate Borisov e Cristiano Ronaldo contra o Atlético de Madrid conseguiram repetir a façanha frente ao mesmo adversário, mas nenhum o conseguiu fazendo sempre fora de portas.
- Moussa Marega marcou em todos os golos no Estádio do Dragão nesta temporada nos jogos da Champions.
https://www.youtube.com/watch?v=GB8EqOvCrT4
Manchester City-Tottenham (Eleven Sports 2, 20h00)
- O City tem razões para olhar com preocupação para a 2ª mão. Apenas 31% das equipas que perderam a primeira mão de uma eliminatória por 1-0 fora conseguiram seguir em frente. Porém, o Tottenham foi eliminado da última vez que ganhou a primeira mão em casa por 1-0, foi contra os alemães do Kaiserslautern na Taça UEFA em 1999-2000.
- O Tottenham apenas ganhou por uma vez nas últimas oito visitas ao terreno do City em todas as competições (6D 1E). A última vez que o conseguiu foi em 2016 para a Premier League, onde venceu por 1-2.
- O City leva cinco derrotas consecutivas contra equipas inglesas, as últimas três na Champions.
- Este temporada, a equipa de Guardiola venceu 23 dos 25 jogos que disputou no seu estádio em todas as competições. Nos outros dois jogos perdeu. Porém, perderam 2 dos últimos 3 jogos caseiros na fase a eliminar da Champions. Apenas o último conseguiu vencer e por rotundos 7-0 sobre o Schalke.
- Os Spurs levam três vitórias consecutivas na prova mas nunca conseguiram quatro na Champions.
- Os últimos 10 golos do Tottenham na Champions foram conseguidos na segunda parte dos jogos. E ao longo de toda a prova esta época foram 93% os golos alcançados na segunda parte (13 do total de 14 que marcaram na Champions).
- Sergio Aguero marcou 10 golos nos primeiros sete embates contra os Spurs em todas as competições ao serviço do City. Desde então defrontou o rival de Londres por sete vezes e nunca volta a faturar, tendo até falhado um penalty na primeira mão dos quartos de final da Champions há uma semana.
https://www.youtube.com/watch?v=-QkwGekiZyw