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Portal da Queixa implementa tecnologia ao serviço da confiança dos consumidores

Portal da Queixa implementa tecnologia ao serviço da confiança dos consumidores
O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, tornou-se na primeira plataforma online do mundo a registar informação em Blockchain – uma tecnologia que torna imutável qualquer registo ou interação na plataforma. A inovação permite garantir a total transparência da informação publicada e, deste modo, reforçar a confiança dos consumidores. A tecnologia foi implementada em parceria com o Hash Institute.
Enquanto canal de comunicação entre marcas e consumidores, a transparência e a confiança são os pilares fundamentais da existência da plataforma Portal da Queixa que, cada vez mais se assume como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo. Deste modo, o investimento em inovação tecnológica tem sido uma aposta permanente na consolidação da sua missão junto da sociedade de consumo.
O que significa para o consumidor a implementação da tecnologia blockchain no Portal da Queixa?
  • As suas reclamações estarão eternizadas e serão imutáveis, não podendo ser manipuladas ou adulteradas;
  • Qualquer tipo de interação – todas registadas em blockchain – estão disponíveis para consulta por qualquer pessoa, garantindo o máximo de transparência;
  • Todos os registos podem ser consultados por qualquer pessoa ou empresa, a qualquer momento, pois os dados são públicos;
  • Caso haja qualquer tentativa de manipulação ou fraude das reclamações, ela passa a ser totalmente identificável no Sistema;
  • Aumento da relação de confiança com o Portal da Queixa, quanto à defesa dos seus direitos como consumidor.

De acordo com Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, “a implementação da tecnologia blockchain como validador inquestionável do Índice de Satisfação (IS), representa um enorme avanço na perseguição do nosso principal objetivo – a reputação das marcas com base na experiência do consumidor. Por conseguinte, esta validação tecnológica coloca ainda mais o Portal da Queixa, num posicionamento de isenção e equidistância face ao conteúdo publicado pelos seus utilizadores, tendo em conta que o algoritmo resulta apenas da interação das marcas com os seus clientes, na sequência do tratamento das reclamações publicadas e sem qualquer ação interventiva por parte da plataforma. Assim, de forma inequívoca, será possível verificar o registo público e diário do Índice de Satisfação (IS) em blockchain, com vista a potenciar a transparência da informação e validar a performance das entidades que optaram por se aproximar dos seus clientes e promover a solução dos problemas apresentados. É no nosso entender, uma grande alteração do paradigma atual de consumo, tendo em conta que a grande maioria dos consumidores procuram uma influência para a tomada de decisão, antes de iniciarem o processo de compra, o que coloca o Portal da Queixa cada vez mais como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo. Por sua vez, a reconhecida credibilidade da informação associada ao conteúdo partilhado no Portal da Queixa, tanto pelos consumidores como pelas marcas, será ainda mais potenciada pela transparência assumida, ao registá-la publicamente em blockchain.
O desenvolvimento e implementação da tecnologia na plataforma foram conduzidos por Vitor Vilela, CTO do Portal da Queixa, que em parceria com o Hash Institute, tornaram público e disponível para consulta, em tempo real, os dados que compõem o Índice de Satisfação de todas as marcas.

Várias métricas de avaliação e premiação acabam por suscitar dúvidas nos consumidores, uma vez que não é possível consultar os respetivos valores e perceber se estes foram adulterados. A tecnologia blockchain veio modificar a forma como várias empresas registam a informação, para que esta seja imutável e, no nosso caso, o mais importante que temos para transmitir aos consumidores é o Índice de Satisfação, e os dados que compõem a fórmula para o cálculo, explica o responsável de IT do Portal da Queixa.

Segundo destaca Normann Kalmus do Hash Institute: “De forma totalmente pioneira, a nossa parceria com o Portal da Queixa fez com que se tornasse o único no mundo, na sua categoria, a registar todas as reclamações, resoluções e interações entre consumidores e marcas em blockchain, garantindo a total transparência e imutabilidade dos registos e incrementando a confiança a um nível nunca visto antes em websites semelhantes. Esta parceria com o Portal da Queixa, possibilitou ainda uma sinergia com o Pedro Lourenço, que se tornou num dos principais membros do nosso Conselho Consultivo, com presença em vários países do mundo.”

O que é o Índice de Satisfação?

O Índice de Satisfação é uma fórmula que tem por base o desempenho de cada marca no Portal da Queixa. O número de reclamações recebidas, a taxa de solução, a média das avaliações e o tempo médio de resposta são os fatores que compõem esta equação.
Diariamente, o Índice de Satisfação é calculado várias vezes e registado para que todos os consumidores possam consultar o ranking das marcas no Portal da Queixa.

O que é o Blockchain?

O Blockchain tornou-se popular com o nascimento da primeira criptomoeda, para poder registar todas as transações, mas a sua capacidade de utilização vai muito para além disso. O Blockchain é uma rede de blocos em cadeia em que cada bloco tem uma “impressão digital”. O segredo é que o bloco posterior, além do seu próprio conteúdo, contém também a “impressão digital” do bloco anterior.

Quão seguro é o Blockchain?

Estes registos são imutáveis, uma vez criados não podem ser alterados nem apagados. Além disso, esta é uma base de dados descentralizada e transparente, e tudo o que é registado pode ser consultado por qualquer pessoa.

Como consultar o IS de uma marca registado em blockchain?

A partir de agora, todas as marcas presentes no Portal da Queixa terão o seu índice de Satisfação registado em Blockchain, para garantir a fiabilidade da informação publicada. Para aceder e confirmar essa informação basta clicar em cima do número do IS disponível na página de cada marca no Portal da Queixa. Consultar em https://portaldaqueixa.hash.business/

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