CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Playstation Classic – Já experimentámos a nova consola nostálgica da Sony

Na passada segunda-feira no Museu Nostalgica, tivemos a oportunidade de experimentar em primeira-mão a nova consola da Sony, a nostálgica Playstation Classic. E podemos já dizer que se foram um dos vários milhões que teve em sua posse a Playstation original, dificilmente vão conseguir resistir à tentação que a Sony vai lançar a 3 de Dezembro.


Depois de passarmos cerca de duas horas com a Playstation Classic, conseguimos experimentar todos os 20 jogos presentes na consola (ou quase todos, visto que o “Revelations: Persona” tem um início de jogo muito lento e o nosso tempo com a consola era limitado).

As primeiras impressões da consola são boas, a interface é bastante intuitiva e o jogador não perde muito do seu tempo até escolher o jogo que pretende iniciar. O menu inicial apresenta os 20 jogos num formato circular de onde é possível iniciar qualquer jogo, entrar nas definições da consola e é quase tudo, e ainda bem. Porque se há algo que os jogadores sentem saudades na geração actual, é a facilidade de iniciar e jogar um jogo. Actualmente temos jogos que requerem no dia de lançamento downloads de actualizações, estar ligado à internet e mais outras situações que acabam por atrasar a experiência da jogabilidade propriamente dita.

PlayStation Classic | Revelação do alinhamento de jogos | PS4 – CA Notícias

A PlayStation Portugal divulgou mais um video através da sua conta oficial no YouTube, PlayStation Classic | Revelação do alinhamento de jogos | PS4. A

 

Com a Playstation Classic podemos recordar esses tempos mais fáceis, em que temos as opções necessárias, sem sobrecarregar o utilizador com informação pouco relevante. Uma das opções que existe é a mudança de idioma na consola, e obviamente que a Playstation Classic chega às nossas mãos com Português de Portugal pré-definido (embora que isso não quer dizer que os jogos estarão em Português).

Antes de começarmos a jogar, pegámos na consola e quisemos compará-la com a Playstation 1 original, e a diferença de tamanho e peso é enorme. Poderão ver pelas fotos seguintes o quão pequena é a Playstation Classic:

Img 20181105 182438 Img 20181105 182619

A consola possui dois comandos (também eles leves) sem analógicos. O fio dos comandos não é gigante mas deverá ser o suficiente para não levantar problemas aos jogadores já que têm 1.5 metro de comprimento. A nível de entradas, a Playstation Classic possui uma porta de saída HDMI e uma porta USB (Micro-B) para a alimentação da consola. O armazenamento não é feito com cartões de memória como antigamente, mas sim no próprio disco da consola.

Os 20 jogos incluídos são diversos o suficiente para agradar ao chamado hardcore gamercom “Resident Evil”, “Metal Gear Solid”, “Grand Theft Auto” ou “Final Fantasy VII”, mas também há jogos que servem para qualquer elemento da família como “Rayman” ou “Mr. Driller”. Sobre os jogos incluídos falaremos mais deles no futuro sobre a nossa experiência com todos na Playstation Classic.

Resumindo, pelas duas horas em que tivemos a possibilidade de usar a consola, recordámos várias memórias de 17, 20 anos atrás, e sabemos que em Portugal em específico serão muitos os que também sentirão nostalgia com a Playstation Classic. A consola sai a 3 Dezembro com um valor PVP de 99.99€ e isso poderá ser o maior entrave ao sucesso da consola. Isto porque dar cerca de 100€ por uma consola nostálgica pode ser demasiado para a carteiras de muitos jogadores. Em relação à lista dos jogos presentes, é verdade que há demasiados títulos em falta tais como “Tomb Raider”, “Crash”, “Spyro”, “Gran Turismo”, “Parappa the Rapper”, “Chrono Trigger”, “Silent Hill”, entre outros, mas a lista presente na consola conseguirá agradar a maior parte dos jogadores. Para quem teve a Playstation original esta é uma experiência difícil de dizer que não, para quem nunca a teve pode perceber o porquê de jogos como “Metal Gear Solid” ou “Final Fantasy VII” continuam na lista dos melhores jogos de sempre para muitos jogadores.

X