Numa altura em que muitos europeus estão já a planear as suas férias de verão, a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, revela que no topo das preferências dos portugueses estão as cidades europeias, com Paris a liderar o ranking dos mais populares destinos. Os dados são do International Travel Study (ITS), estudo anual de viagens da momondo, realizado a utilizadores de 26 países, incluindo Portugal, sobre os hábitos de viagens.
Margarida Gameiro, Country Manager da momondo para Portugal, sublinha que, de acordo com o estudo, “este ano, 52% das pessoas em todo o mundo preferem férias de praia, um número que em Portugal é superior (67%) à média, mas na verdade são as capitais europeias que continuam a assumir o topo dos destinos mais pesquisados para o verão”. No caso em concreto do turista português, Margarida Gameiro reforça que “é um consumidor que continua a ser muito sensível ao preço e, como tal, as cidades europeias, sendo um destino mais acessível, acabam por liderar a preferência dos portugueses”.
Capitais europeias continuam no topo das preferências
Paris é o destino que apresenta mais pesquisas no estudo anual de viagens momondo, registando a segunda tarifa ida-volta mais baixa (127€), seguido de Londres, Nova Iorque, Roma e Barcelona. Este ano, a capital italiana destronou Amsterdão, que se encontrava entre os 5 destinos mais procurados para o verão em 2017.
No que diz respeito a destinos nacionais, o consumidor português continua a eleger a ilha de São Miguel, nos Açores, como o local ideal para passar as suas férias. Funchal e Porto Santo, no arquipélago da Madeira, a ilha Terceira, também nos Açores, e Lisboa encerram a lista, mantendo-se como os cinco destinos preferidos.
Margarida Gameiro acrescenta que “o curioso nestes dados é que os portugueses, quando viajam para o estrangeiro no verão preferem conhecer outras cidades, ao contrário do que acontece quando viajam internamente em que dão preferência às ilhas, onde podem estar em contacto com paisagens naturais incríveis e praia, ao mesmo tempo.”
Contudo, os destinos que apresentam o maior crescimento, em termos de procura, face ao ano passado, são opções mais exóticas, quentes e conhecidos pelas suas praias. A liderar surge São Tomé e Príncipe, com um crescimento de 138%, acompanhado por Malta (96%), Ilha do Sal (53%), em Cabo Verde, e Los Angeles, nos Estados Unidos da América (41%). A exceção desta lista é Moscovo (65%), na Rússia, a única capital europeia a figurar nesta lista, devido ao facto de ser o país anfitrião do campeonato de jogos de futebol.