in , ,

Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

A nova aposta da People Can Fly e da Square Enix é Outriders. Este novo Looter Shooter/RPG bebe de várias influências como Destiny ou Gears of War, mas consegue deixar a sua própria impressão. Conheça a nossa opinião sobre Outriders.

Outriders é um shooter em terceira pessoa, com um universo de ficção científica de fantasia. É, também, um Looter Shooter/RPG cooperativo, desenvolvido pelos estúdios People Can Fly (GEARS OF WAR: JUDGMENT) e publicado pela Square Enix. O jogo teve lançamento para PS4/5, PC, e Xbox Series S/X no Gamepass no dia de lançamento.


Para quem joga este género de jogo, vai fazer-te lembrar um Destiny ou mesmo um The Division, mas diria que o jogo que mais influenciou este jogo foi o Gears of War.

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

A Terra como a conhecemos está em decadência! Já não dá para viver na Terra e isso faz com que os últimos seres humanos fujam para um planeta chamado Enoch. Inicialmente, Enoch parecia um planeta perfeito para montar uma nova civilização, mas… não podiam estar mais errados. Uma anomalia aparece no planeta e fica encarregue de matar grande parte dos colonizadores. Tal como no filme Aliens, tiveram de meter os poucos sobreviventes num estado de criosono, ou seja, num estado em que o ser humano está a dormir, mas não envelhece, como se estivesse congelado.

Trinta anos depois, o teu personagem acorda e repara que Enoch passou de um desejado paraíso, a um autêntico inferno! O planeta está em guerra e apercebes-te que, por teres tido um contacto directo com a anomalia, agora é provável que tenhas poderes especiais. O teu objectivo é descobrires o porquê desses poderes e tentar parar a guerra, travada neste planeta.

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

A história poderá não ser a mais original de sempre, mas está bem feita e vai prender a tua atenção durante toda a campanha. Poderás demorar cerca de 20 horas a passar a campanha principal do jogo. Em relação às side missions, achei-as bastante pobres, com pouco interesse… mas o forte deste jogo é mesmo a cooperação com amigos. Outriders, na fase inicial em que o jogámos, ainda sofria de alguns problemas, principalmente em crossplay, mas toda a experiência que tivemos de multiplayer foi muito boa. Neste jogo, se seguires a dificuldade normal do jogo, vais sentir que há alturas em que precisas de outra pessoa para te ajudar, isto porque o jogo pode-se tornar frustrante em algumas batalhas. Para contornar isso, basta descer o nível e deverás estar bom para continuar.

Ao entrarmos no mundo de Outriders, não podemos não reparar no ambiente do jogo, com uma grande diversidade de ambientes. Este aspecto é demonstrado durante a tua missão, onde vais ver várias zonas do planeta e tanto na parte de vegetação, como nas parte que já tiveram intervenção humana, tudo parece bem feito e com pormenores bem interessantes. O ambiente vai intercalando entre florestas, pântanos e pequenas vilas e, em cada ambiente, tens os respectivos monstros e inimigos. Estes ambientes foram desenvolvidos pela Unreal Engine 4 da Epic Games, fazendo Outriders destacar-se por tudo o que está relacionado com efeitos visuais, mas não querendo ser um jogo next gen. 

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

Agora, temos de referir alguns problemas aquando o lançamento do jogo. Tivemos várias quebras de frames durante o gameplay e o modo online dava bastantes problemas. Além disso, o problema mais chato de todos era um erro na Playstation que simplesmente fechava o jogo, e tinhas de recomeçar esse pedaço do jogo de novo. Acreditem que, muitas vezes, depois de uma batalha bem difícil, chegava a ser frustrante.

Outriders pode ser jogado a solo, mas a verdadeira essência do jogo é o multiplayer. Com 2 ou 3 amigos, podem, e devem, cooperar durante a história principal e nas side missions. O crossplay, quando jogámos o jogo, apenas funcionava entre jogadores em consolas, mas mesmo entre Xbox e Playstation ficava instável. Se queres jogar com pessoas que não conheces, vais ter de esperar um pouco, porque o sistema online de matchmaking público simplesmente não trabalha. Durante as missões principais, nunca fui capaz de encontrar jogadores, mesmo sabendo haver várias pessoas a jogar o jogo.

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

Este é um Looter-Shooter onde tens de estar constantemente a melhorar o teu personagem. Aqui desbloqueias novas habilidades e encontras equipamentos com características cada vez mais impressionantes. De todas as oportunidades oferecidas por um sistema que integra perfeitamente as principais mecânicas de um RPG, até tens 4 classes (Technomage, Pyromage, Illusionist, Tellurist) a escolher inicialmente e não poderás mudar isto a meio da campanha.

Os teus poderes são algo que faz este jogo diferente dos demais. Podes meter os teus inimigos em chamas, electrocutá-los… enfim, tudo depende das habilidades que escolheres e da tua classe. Porém, acredita que, para mim, as chamas foram o que mais gostei! Depois de usares o teu poder, tens uma barra que vai encher para os voltares a usar novamente. Aqui tens de gerir bem onde vais usar o teu poder, porque quando aparecer aquele boss, vais querer ter as tuas barras no máximo.

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

De um ponto de vista do tiroteio, o jogo é incrível. As batalhas são, sinceramente, a melhor parte do jogo. Vês-te rodeado de inimigos, que aparecem de todos os lados, e tens de tomar decisões bem rápidas para conseguires eliminá-los a todos. Quando acabas uma batalha, a tua energia volta a subir. Podes também usar items para ganhar vida durante os combates… acredita que vais usar bastantes! Aqui tens de tudo: tens partes que vais esconder-te atrás de tudo e mais alguma coisa para matares os inimigos à distância, mas também terás inimigos que irão a correr ter contigo e aí, ficar parado é sinónimo de morte neste planeta hostil, onde todas as criaturas buscam inexoravelmente matar-te! Em jeito de reparo, a inteligência artificial do jogo poderia estar melhor… há inimigos que fazem coisas muito estúpidas. No entanto, as lutas com os bosses (e tens várias) são excelentes e desafiadoras. Vais ter de lutar com monstros gigantes, pessoas com poderes como os teus, e terás batalhas para todos os gostos.

Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

Resumidamente, eu vejo Outriders como uma aposta ganha da People Can Fly e que vai trazer-te muitas horas de diversão. Quando todos os problemas online estiverem resolvidos, vai ser ainda mais espetacular poderes trazer todos os teus amigos para o campo de batalha e irem juntos destruir hordas de inimigos. 

 

Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming
Outriders, Outriders (PlayStation 5) | Análise Gaming

A nova aposta da People Can Fly e da Square Enix é Outriders. Este novo Looter Shooter/RPG bebe de várias influências como Destiny ou Gears of War, mas consegue deixar a sua própria impressão. Conheça a nossa opinião sobre Outriders.

Product In-Stock: InStock

Avaliação do editor:
3.5
, Assetto Corsa Competizione – British GT Pack DLC Trailer de lançamento

Assetto Corsa Competizione – British GT Pack DLC Trailer de lançamento

, Totoloto | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 034/2021

Totoloto | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 034/2021