in

Os Donos do Mundo

os donos do mundo, Os Donos do Mundo

Os Donos do Mundo

Teatro & Arte | Teatro


Novo Ciclo ACERT

Aud. Carla Torres

Classificação Etária

A classificar pela CCE

Bilhete Pago

A partir dos 5 anos

Promotor

ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela

Sinopse

Os Donos do Mundo
(H)a ver teatro – Grupo de Teatro de Amadores da ACERT

Na missa de domingo, o padre novo da aldeia, faz o seu sermão:
– Aqui é a terra pobre donde nasce o bom vinho. E nestes domínios submissos onde a autoridade é indiscutida, quanto mais pobre é a terra, mais rico é o vinho. É por isso que precisamos de uma nova caridade para os mais desprotegidos e não de esmola em dias certos.
O dono da casa grande assiste à missa e percebe o recado.
Em conversa com a mulher decide convidar o bispo para um jantar e propor-lhe o afastamento do novo padre em troca do arranjo do teto da igreja da Esperança.
É inverno e na noite do jantar aparecem na casa grande, para além de todos os convivas, duas estranhas figuras. Um homem importante e um mendigo.
E é à luz dos raios e sob o ruído forte dos trovões que é feito o “negócio”.
Sobre o grupo: Era, há algum tempo, propósito da ACERT criar um Grupo de Teatro de Amadores. Entretanto surgiu o desafio lançado pela União de Freguesias Tondela e Nandufe (UFTN) à ACERT, para fazer um espetáculo de teatro com vários elementos da comunidade, numa parceria entre estas duas instituições.
Neste contexto, a ACERT propôs-se avançar com a criação do Grupo de Teatro de Amadores, assumindo que o primeiro espetáculo teria como objetivo principal “ser um espetáculo da comunidade para a comunidade, numa envolvência transversal, diversa e inclusiva”. Foi criado o (H)a ver Teatro – Grupo de Teatro de Amadores da ACERT, no final de 2018, e deu-se início ao processo de construção do primeiro espetáculo no início de 2019. Com uma pandemia de permeio, lá se foi avançando a um ritmo mais lento do que se desejava, mas finalmente, estreamos Os donos do Mundo, a partir do conto “O jantar do Bispo”, de Sophia de Mello Breyner.

Abertura de Portas

Solicita-se aos espectadores que cheguem ao Auditório pelo menos 15 minutos antes do início da sessão.

Preços

Entrada gratuita

Sessão

19 mar 2022 21:45

Duração

60 minutos

Abertura Portas

21:30

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

os donos do mundo, Os Donos do Mundo

, PÁSSAROS

PÁSSAROS

, Princesa Sal, por Vera Alvelos

Princesa Sal, por Vera Alvelos