in

Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

Com todo o avanço tecnológico que vivemos atualmente, você há de concordar que lidar com documentos em papel é uma realidade cada vez mais rara. Com documentos digitais acessíveis a poucos cliques de distância, é cada vez mais comum ver por aí escritórios com políticas claras de diminuição do uso de materiais impressos.

Com a vida ficando cada vez mais online, surgiu agora uma nova demanda cada vez mais emergente: a necessidade de digitalizar documentos físicos para que eles possam ser acessados online, ou através de um computador. Com isso, os aplicativos de digitalização de documentos estão cada vez mais populares pois eles conseguem transformar arquivos físicos em cópias eletrônicas que podem ser armazenadas localmente ou na nuvem.

Se você chegou neste artigo você deve saber que existem muitos tipos diferentes de software de digitalização disponíveis no mercado, e estes geram diferentes tipos de arquivos. Encontrar o melhor entre tantas opções não é necessariamente uma tarefa fácil, mas a gente está aqui para ajudar você.

Qual é o melhor software de digitalização?

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

Pra começar é importante lembrar que o melhor software de digitalização é aquele capaz de atender a uma variedade de necessidades diferentes e, especialmente, armazenar documentos em diferentes formatos, conforme necessário. Muitas vezes, você vai precisar digitalizar para arquivos PDF, já que este é um arquivo universal e bastante prático, mas a gente também sabe que às vezes será necessário convertê-lo para o Word ou para outros formatos de arquivo do Office, bem como diferentes formatos de imagem. Nesses casos, um bom programa de conversão precisa ser adaptável e oferecer a você a possibilidade de diferentes conversões.

Na hora de escolher o melhor programa é preciso levar em consideração a qualidade dos arquivos, já que os documentos digitalizados finais precisam preservar a legibilidade dos arquivos fontes, sendo precisos e legíveis. Isso significa que o software de digitalização precisa ser capaz de transcrever corretamente números e letras, assinaturas, rasuras, e outros detalhes que precisam ser acessados posteriormente.

A boa notícia é que atualmente a maioria das soluções de digitalização fornece documentos de excelente qualidade. Por isso, em resumo, o melhor software de digitalização é aquele que torna simples e fácil a tarefa de digitalizar seus arquivos em papel e convertê-los em um arquivo digital. E agora a gente vai contar pra você quais são os melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF.

Para montar essa lista levamos em consideração os recursos disponíveis, custos relativos, experiências dos usuários, e recomendações do mercado de tecnlogodia em geral.

1 – PDFelement

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

O PDFelement tem ganhado espaço e popularidade entre as pessoas que lidam com PDFs uma vez que ele é um programa que atende várias necessidades diferentes. Por meio dele é possível facilmente digitalizar documentos para pdf grátis.

Aliás, não é só isso. A plataforma permite que você crie PDFs de praticamente qualquer lugar: diretamente do Scanner, de aplicativos do Microsoft Office, de páginas XML ou HTML e até mesmo de e-mails, planilhas e outros documentos que podem ser tranformados, mesclados e organizados em um simples documento de PDF. Se você não sabe como fazer isso, pode aprender neste artigo que mostra como converter documento digitalizado para PDF no Windows.

Os principais recursos do PDFelement incluem a conversão de documentos em PDF, a edição e personalização dos documentos convertidos, a proteção por senhas dos documentos para que ele seja acessível por permissão para maior segurança, a capacidade de editar e anotar textos, e a mesclagem, converção, edição ou salvamento de arquivos PDF convertidos. Sem contar tudo isso, a tecnologia OCR do aplicativo também permite a edição de arquivos PDF digitalizados ou baseados em imagem.

Por falar em OCR, o PDFelement está listado entre os 15 principais softwares de OCR de 2022 (ferramentas gratuitas e pagas). E como deu pra perceber, além de tudo isso, e com recursos como marcadores, ferramentas de redação, marcas d’água, comentários e muito mais, no final das contas podemos afirmar que você só sai ganhando com esse aplicativo gratuito.

A digitalização do seu documento é realmente apenas o começo: o PDFelement é economico, porque é gratuito, fácil de usar, e com ele você está em boas mãos porque pode digitalizar documentos a qualquer momento, com apenas alguns passos.

Basta abrir o programa e clicar no botão “Do Scanner”, e selecionar a sua scanner para conectar. Depois, selecione as definições conforme sua necessidade, clique no botão “Digitalizar”, e aguarde a finalização do processo de digitalização. Finalmente, o novo arquivo PDF será automaticamente aberto no PDFelement. Basta editar o arquivo se necessitar ou salvar o mesmo no seu computador

2 – Genius Scan

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

O Genius Scan é pago, mas tem uma versão gratuita interessante para quem precisa escaniar documentos. Ele é aplicativo móvel (para smartphones) útil porque permite que você tire fotos de documentos para então salvá-los como arquivos PDF. Além disso, os recursos desse aplicativo incluem a detecção de página inteligente, correção de perspectiva e aprimoramento de imagem. E com a digitalização de patches, você pode criar cópias digitais de dezenas de páginas em segundos.

3 – Advanced Scan to PDF

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

O Advanced Scan to PDF é uma ferramenta gratuita que permite a digitalização de documentos físicos para PDF. Ele inclui um número razoável de recursos avançados que permitem que você modifique os arquivos de PDF digitalizados. Por exemplo, o aplicativo permite que você personalize o tamanho da página e modifique o tipo de compactação ao configurar o perfil de digitalização. Você também pode adicionar assinaturas digitais e senhas para proteger seus arquivos, o que oferece um toque de privacidade aos seus documentos.

4 – Quick Scan

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

O Quick Scan permite digitalizar documentos de forma rápida e fácil em plataformas baseadas em Windows gratuitamente. Como os outros aplicativos, o Quick Scan oferece velocidade e simplicidade, bem como funcionalidade, tornando-o um bom software gratuito de digitalização para PDF para usuários comuns.

Um ponto interessante nesse aplicativo é que ele possui vários modos de cores, incluindo RGB, preto e branco e tons de cinza. Você pode selecionar o modo de cor desejado para o seu arquivo PDF, dependendo da qualidade e velocidade necessárias. Por exemplo, se você escolher o modo RGB, poderá obter a saída da mais alta qualidade, mas digitalizará um pouco mais lentamente do que preto e branco, que provavelmente é de qualidade inferior, mas produz arquivos PDF digitalizados mais rapidamente e com melhor clareza de fontes.

5 – CamScanner

PDF, Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

Também feito para smarthphones, o CamScanner não apenas permite que você crie imagens de documentos para salvá-los como PDFs na nuvem, mas também permite o recurso de edição colaborativa para adicionar anotações e marcas d’água aos documentos. Ele também permite a criação de senha para qualquer arquivo que você digitalizar e salvar.

Gostou da nossa lista? Agora é sua vez de digitalizar os seus documentos com um dos softwares que selecionamos.

, “QUINTETO PARA 2 VIOLONCELOS”, de Schubert

“QUINTETO PARA 2 VIOLONCELOS”, de Schubert

, “Agatha Raisin” de volta ao FOX Crime com mais mistérios insólitos para desvendar

“Agatha Raisin” de volta ao FOX Crime com mais mistérios insólitos para desvendar