in

O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #5: João Bettencourt da Câmara

, O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #5: João Bettencourt da Câmara

O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #5: João Bettencourt da Câmara

Música & Festivais | Clássica


Museu da Cidade

Ciclo

Classificação Etária

A classificar pela CCE

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Câmara Municipal do Porto

Sinopse

O pianista João Bettencourt da Câmara diz ter um único objetivo na vida enquanto pianista: servir a música, servir a obra, ser um mero veículo à sua concretização. Mais do que um espetáculo, um recital ou um concerto deverá ser visto como o momento em que uma obra ganha vida. Devemos, enquanto pianistas e intérpretes, ter em conta que não somos nada para além do veio de transmissão que permite que a obra viva. É ela que deve ser o centro deste transcendente processo, e não nós. Brahms e Debussy são apontados como os seus compositores favoritos e explica: Julgo que nenhum compositor, em toda a história da música, poderá ser justamente comparado a Johannes Brahms e Claude Debussy. Brahms, por seu lado, pelo seu gigantesco e incomparável sentido de transcendência e nobreza; de uma outra perspetiva, Debussy é, talvez, o mais revolucionário de todos, pela imensa sensualidade da sua música e, também, pelo facto de ter conseguido explorar timbricamente o piano como nenhum outro. In www.xmusic.pt

Teremos o privilégio de o ouvir aqui na Extensão do Romantismo do Museu da Cidade na interpretação da extraordinária obra do seu predileto J. Brahms, a Sonata Op. 5.

Interpretação

João Bettencourt da Câmara  

 

Autor e obra musical

Johannes Brahms (1833-1897)  

Sonata para piano no. 3 em Fá menor

  • Allegro Maestoso
  • Andante espressivo – Andante molto
  • Scherzo (Allegro energico)
  • Intermezzo – Rückblick (Andante molto)
  • Finale (Allegro moderato ma rubato – Piú mosso – Presto)

 

O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS

 

“Creio que nunca perdoarei o que me fez esta música” 

In Jorge de Sena La Cathédrale Engloutie, de Debussy, 1968 

 

Este ciclo surge com o objetivo de dar a ouvir a solo na Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, seis jovens pianistas portugueses, de excelência performativa e comprovado valor artístico igualmente ilustrado em palcos internacionais. Ao longo de todo o mês de novembro e na primeira quinzena de dezembro de 2022, todos os sábados às 17h30, no Salão da Extensão do Romantismo terão a ocasião de presenciar belíssimos momentos musicais no piano Franz Arnold que pertenceu a Guilhermina Suggia (adquirido pela autarquia em 2017), e/ou no Collard & Collard, o excelente piano de sonoridade única e inesperada, também da coleção do Museu da Cidade.

Segue-se uma breve conversa com todos os artistas, moderada pela pianista e programadora Sofia Lourenço. Será o momento da palavra, após momentos de maravilhosos sons ao piano.

 

SOFIA LOURENÇO

Ao longo das últimas duas décadas, Sofia Lourenço tem sido responsável por uma série de importantes contribuições discográficas para o Património Musical Português. Editou com as mais elogiosas críticas nas revistas Diapason d’Or 2016 e Pianiste C 2016, o CD “Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota” pela editora Naxos/ série Grand Piano; o álbum dá ênfase especial às primeiras gravações de piano (estreia mundial) do compositor Português João Guilherme Bell Daddi (1813-1887). In https://www.naxos.com/ecard/gran- dpiano/GP725/
Tem uma carreira ativa como performer em Portugal e no estrangeiro (apresentou-se a solo na China continental no Shangai Oriental Art Center (SHOAC), 2018, e também com Música Portuguesa no Art Link Belgrade Music Festival, 2019. Com várias gravações editadas, são de salientar em 1999 Contemporary Portuguese Compositors: Music for Piano Solo, em 2002 “Estudos e Toccatas” de Carlos Seixas e Domingos Bomtempo, em 2008, “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”, recentemente reeditado em dezembro de 2019 (SL001) e, por fim, em 2012 o “Duo pour une Pianiste (ou Huit esquisses en duo pour un pianiste)”, para Disklavier, por Jean-Claude Risset (1938- 2016) numa estreia mundial dedicada a ela.

Sofia Lourenço nasceu no Porto, onde concluiu estudos de pós-graduação no Conservatório e Universidade. Com Maria da Glória Moreira e Fausto Neves como seus professores de piano na Juventude Musical Portuguesa e no Conservatório de Música do Porto, foi em simultâneo aluna de Helena Sá e Costa (1913-2006) a partir dos dez anos de idade, tendo sido igualmente orientada por vários outros distintos pianistas internacionais de grande qualidade, tais como László Simon, Georg Sava, Sequeira Costa, Vitaly Margulis e Alicia de Larrocha. Obteve um diploma de solista na Universitat der Kunste Berlin, período durante o qual usufruiu de uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal). É professora de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1991. Completou o grau Doutor em Música e Musicologia na Universidade de Évora em 2005 sob a orientação de Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert. Desde 2007, é membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – CITAR, da Universidade Católica Portuguesa onde concluiu os seus estudos de Pós-Doutoramento em Música e Musicologia Sistemática. Desde 2017 é membro integrado do grupo de investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-MD (Universidade Nova de Lisboa, Portugal).

Atuou como solista ao piano e organizadora (em colaboração com Pedro Monteiro) de setembro de 2021 a março de 2022 em 7 sessões do ciclo “MÚSICA E ROMANTISMO” da Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, no Porto.

 

Informações Adicionais

Endereço:

Extensão do Romantismo

Rua de Entre Quintas, 220

4050-240 Porto

 

Autocarro/BUS:

200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801

 

Estacionamento:

Palácio de Cristal

Preços

  • Entrada – 4€

Descontos

  • Cartão Bibliotecas
  • Cartão Porto
  • Colaboradores MP
  • Estudantes

Sessão

03 dez 2022 17:30

Duração

60 minutos

Abertura Portas

17:30

Comprar Bilhete

, O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #5: João Bettencourt da Câmara

, O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #4: Raúl da Costa

O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #4: Raúl da Costa

, O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #6: Vasco Dantas Rocha

O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #6: Vasco Dantas Rocha