O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #3: Rafaela Ribeiro de Oliveira
Música & Festivais | Clássica
Ciclo
Classificação Etária
A classificar pela CCE
Bilhete Pago
Todas as Idades
Promotor
Câmara Municipal do Porto
Sinopse
A muito jovem Rafaela Ribeiro de Oliveira (2004) é já detentora de um brilhantíssimo percurso ao piano, que inclui inúmeros prémios nacionais e internacionais, concertos em diversos palcos, a solo e com orquestra, entre outras atuações públicas. Apresenta-se no âmbito deste variado ciclo com um repertório de obras de grande virtuosismo e lirismo intimista de Liszt e Chopin no ambiente de Romantismo, assim como a textura moderna do autor da banda sonora do premiado filme da realizadora Jane Campion “O piano”, o compositor Michael Nyman, e a sua belíssima obra “The Heart asks Pleasure First”.
Interpretação
Rafaela Ribeiro de Oliveira
Autor e obra musical
Rachmaninoff (1873-1943)
Prelúdio Op.3 Nº2
Prelúdio Op. 23 Nº5
Autor e obra musical
Liszt (1811-1886) Rapsódia Húngara Nº2
La Campanella
Autor e obra musical
Chopin (1810-1849)
Noturno Op.27 Nº2
Autor e obra musical
Michael Nyman (1944)
Big My Secret
The Heart Asks Pleasure First
O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS
“Creio que nunca perdoarei o que me fez esta música”
In Jorge de Sena La Cathédrale Engloutie, de Debussy, 1968
Este ciclo surge com o objetivo de dar a ouvir a solo na Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, seis jovens pianistas portugueses, de excelência performativa e comprovado valor artístico igualmente ilustrado em palcos internacionais. Ao longo de todo o mês de novembro e na primeira quinzena de dezembro de 2022, todos os sábados às 17h30, no Salão da Extensão do Romantismo terão a ocasião de presenciar belíssimos momentos musicais no piano Franz Arnold que pertenceu a Guilhermina Suggia (adquirido pela autarquia em 2017), e/ou no Collard & Collard, o excelente piano de sonoridade única e inesperada, também da coleção do Museu da Cidade.
Segue-se uma breve conversa com todos os artistas, moderada pela pianista e programadora Sofia Lourenço. Será o momento da palavra, após momentos de maravilhosos sons ao piano.
SOFIA LOURENÇO
Ao longo das últimas duas décadas, Sofia Lourenço tem sido responsável por uma série de importantes contribuições discográficas para o Património Musical Português. Editou com as mais elogiosas críticas nas revistas Diapason d’Or 2016 e Pianiste C 2016, o CD “Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota” pela editora Naxos/ série Grand Piano; o álbum dá ênfase especial às primeiras gravações de piano (estreia mundial) do compositor Português João Guilherme Bell Daddi (1813-1887). In https://www.naxos.com/ecard/gran- dpiano/GP725/
Tem uma carreira ativa como performer em Portugal e no estrangeiro (apresentou-se a solo na China continental no Shangai Oriental Art Center (SHOAC), 2018, e também com Música Portuguesa no Art Link Belgrade Music Festival, 2019. Com várias gravações editadas, são de salientar em 1999 “Contemporary Portuguese Compositors: Music for Piano Solo”, em 2002 “Estudos e Toccatas” de Carlos Seixas e Domingos Bomtempo, em 2008, “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”, recentemente reeditado em dezembro de 2019 (SL001) e, por fim, em 2012 o “Duo pour une Pianiste (ou Huit esquisses en duo pour un pianiste)”, para Disklavier, por Jean-Claude Risset (1938- 2016) numa estreia mundial dedicada a ela.
Sofia Lourenço nasceu no Porto, onde concluiu estudos de pós-graduação no Conservatório e Universidade. Com Maria da Glória Moreira e Fausto Neves como seus professores de piano na Juventude Musical Portuguesa e no Conservatório de Música do Porto, foi em simultâneo aluna de Helena Sá e Costa (1913-2006) a partir dos dez anos de idade, tendo sido igualmente orientada por vários outros distintos pianistas internacionais de grande qualidade, tais como László Simon, Georg Sava, Sequeira Costa, Vitaly Margulis e Alicia de Larrocha. Obteve um diploma de solista na Universitat der Kunste Berlin, período durante o qual usufruiu de uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal). É professora de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1991. Completou o grau Doutor em Música e Musicologia na Universidade de Évora em 2005 sob a orientação de Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert. Desde 2007, é membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – CITAR, da Universidade Católica Portuguesa onde concluiu os seus estudos de Pós-Doutoramento em Música e Musicologia Sistemática. Desde 2017 é membro integrado do grupo de investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-MD (Universidade Nova de Lisboa, Portugal).
Atuou como solista ao piano e organizadora (em colaboração com Pedro Monteiro) de setembro de 2021 a março de 2022 em 7 sessões do ciclo “MÚSICA E ROMANTISMO” da Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, no Porto.
Informações Adicionais
Endereço:
Extensão do Romantismo
Rua de Entre Quintas, 220
4050-240 Porto
Autocarro/BUS:
200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801
Estacionamento:
Palácio de Cristal
Preços
- Entrada – 4€
Descontos
- Cartão Bibliotecas
- Cartão Porto
- Colaboradores MP
- Estudantes
Sessão
19 nov 2022 17:30
Duração
60 minutos
Abertura Portas
17:30