in

O Mundo pode encontrar a minha nudez

, O Mundo pode encontrar a minha nudez

O Mundo pode encontrar a minha nudez

Teatro & Arte | Teatro



Pax Julia T. Municipal

Sala Estúdio

Classificação Etária

Maiores de 12 anos

Bilhete Pago

A partir dos 3 anos

Promotor

Câmara Municipal de Beja

Sinopse

Nascida Chaya Pinkhasovna Lispector, na Ucrânia, em 1920, foi a fuga da família  judaica  aos pogroms antissemitas, que a fez chegar ao Brasil, após uma curta estadia na Moldávia e na Roménia. A ucraniana que se naturalizaria brasileira acabou por se tornar uma das escritoras em língua portuguesa mais importantes do século XX, e uma das vozes mais singulares na análise e extrapolação literária dos momentos do quotidiano, dos hiatos entre as palavras, e da reflexão sobre a criatividade no feminino.
O facto de ser jornalista e de fugir a qualquer pretensão de ser literária faz com que os textos sobre os quais nos debruçaremos, reflictam a sua vivência pessoal e modos de apreensão do mundo – chegando até nós como autênticos e inspiradores Cadernos de Artista.
Referimo-nos às crónicas publicadas originalmente na coluna semanal que a escritora mantinha no Jornal do Brasil, entre 1967 e 1973. São, no entanto, textos que rompem o modelo tradicional de crónica ou de coluna de opinião: são textos confessionais onde irrompem divagações filosóficas, evocações de leituras e de entrevistas, excertos de trabalhos em curso.
Publicadas sob o título A Descoberta do Mundo, Clarice Lispector conduz-nos através de uma visão tantas vezes luminosa, nesta descoberta dos pequenos momentos e acontecimentos do quotidiano, partilhando reflexões existenciais e abordagens de questionamento social.
Este espectáculo apropria-se da palavra, jogada com a fisicalidade e a imagem, para nos propor um outro olhar sobre o universo desta autora.

Ficha Artística

Texto Clarice Lispector
Dramaturgia, encenação Gisela Cañamero
Interpretação Luzia Paramés, Sara Castanheira e Sandra Maya
Vídeo fractais Rafael Del Rio
Vídeo câmara César Melo
Espaço cénico Hugo Migata e Pedro Silva
Produção Produções Acidentais / arte pública
Parceiro Institucional Câmara Municipal de Beja / Pax Julia – Teatro Municipal
Apoio Junta de Freguesia da VidigueiraFinanciamento República Portuguesa – Ministério da Cultura (Fundo de Fomento Cultural / Garantir Cultura)

Preços

  • Geral – 5€

Próxima Sessão

14 set 2022 21:00

Duração

60 minutos

Abertura Portas

20:30

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

, O Mundo pode encontrar a minha nudez

, Euromilhões | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 071/2022

Euromilhões | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 071/2022

, Não há duas sem três! por Catarina Requeijo

Não há duas sem três! por Catarina Requeijo