in

O mundo online – uma alternativa viável?

O mundo online – uma alternativa viável?
[Fonte: Foto por Franck em unsplash.com]

Cada vez mais o mundo digital das plataformas online tem apresentado alternativas, para os hábitos e costumes da sociedade, a forma como socializamos e como desenvolvemos as nossas relações, a forma como consumimos e até a forma como trabalhamos.

No dia 17 de outubro, um grupo de 5 jovens, dos 18 aos 24 anos de idade, venceu um torneio de 40 milhões de dólares de um jogo de computador. Para o jogo em questão, Dota 2, este é o décimo ano que este torneio se realiza. Este ano, cada jogador da equipa vencedora ganhou cerca de 3.6 milhões de dólares. Para dar uma perspectiva da dimensão, o prémio para o vencedor do Wimbledon, um dos maiores torneios de ténis e o mais antigo, corresponde a cerca de 2.3 milhões de dólares. Mas para além de adolescentes gamers milionários, as ofertas do mundo online são adoptadas por muitas pessoas.

Encontros online

Hoje em dia as plataformas online são capazes de conectar pessoas de interesses semelhantes. Quaisquer barreiras físicas que possam existir, as interacções entre as pessoas estão à distância de um clique. Várias plataformas online permitem que pessoas cujo hobby seja, por exemplo, jogar jogos online encontrem jogadores semelhantes a si próprios. A esmagadora maioria dos gamers profissionais que competem em torneios, fazem-no ao lado de colegas de equipa que conheceram inicialmente através de plataformas online.

Mas as interacções sociais não ficam por aí. O namoro online entre gamers é algo real e em crescimento. Mas não apenas entre gamers. Esta alternativa de encontros românticos teve um crescimento impressionante no último ano, transversal a toda a sociedade, independentemente de género, idade ou profissão.

Plataformas de comunicação

Muitos dos sites e plataformas online mais usadas tentam sempre ter meios eficazes de comunicação entre os seus utilizadores. Ajuda, sem dúvida, a promover a socialização entre as pessoas mas também a criar um sentimento de partilha, que por sua vez aumenta a probabilidade de retenção da base de clientes destas empresas. Redes sociais como Facebook têm diferentes formas com que as pessoas podem comunicar entre si.

Ainda assim, certas plataformas são especializadas em comunicação, ou telecomunicação. Algumas têm um carácter mais informal, utilizadas para tipos de socialização mais casuais ou direccionadas para determinados tipo de mercados, como Discord ou Teamspeak. Contudo, as vantagens destas plataformas para o contexto profissional têm sido gradualmente exploradas e a tendência parece indicar que a sua utilização vai apenas aumentar. Plataformas como Skype ou Microsoft Teams são muito utilizadas pelas empresas, especialmente com o recente aumento do teletrabalho. Para os próprios trabalhadores, uma das mais-valias em utilizar este tipo de aplicações específico trata-se da possibilidade de separar o trabalho de, por exemplo, redes sociais que usem nas suas vidas pessoais.

Plataformas de distribuição digital

Uma parte substancial do consumo por parte dos portugueses é o consumo digital. O consumo sem a necessidade de haver um produto físico final que o consumidor acabe por ser detentor. Talvez as gerações mais novas estejam já muito mais habituadas a esta nova realidade, mas não é necessário recuar muito no tempo para nos recordarmos como para ver um filme era necessário dirigirmo-nos a um clube de vídeo e reservar uma cópia física, um contraste óbvio com a diversidade de plataformas de streaming de filmes e séries que temos hoje em dia ao nosso dispor.

Mas não são apenas os filmes. Plataformas populares como a Steam, contêm uma quase infinidade de jogos que são comprados sem cópia física. Ou então plataformas como a Spotify que são bancos digitais de milhões de músicas. Para o consumidor médio, a conveniência de encontrar uma vasta variedade de produtos em apenas uma ou duas plataformas é uma vantagens desta nova forma de consumo.

Há um limite?

Pode ser, por vezes, fácil aceitar a forma como as novas tecnologias se mesclam com os nossos hábitos. A capacidade de adaptação do ser humano permite quase assumir a ilusão de que a forma como fazemos as coisas é natural e óbvia. Mas a verdade é que muito do que fazemos, e como fazemos, hoje em dia é novo e tem evoluído a um ritmo muito mais acelerado quando comparamos com gerações anteriores. As vantagens das novas tecnologias são óbvias e a rapidez com que adoptamos as alternativas online que nos são oferecidas são prova disso, mas é natural perguntar se, e qual, haverá um limite.

O mundo online – uma alternativa viável?Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Lotaria Clássica | Extração: 052/2021 – segunda-feira Data de extração – 27/12/2021

Lotaria Clássica | Extração: 052/2021 – segunda-feira Data de extração – 27/12/2021

Highlights | Resumo: Tondela 0-3 Gil Vicente (Liga 21/22 #16)

Highlights | Resumo: Tondela 0-3 Gil Vicente (Liga 21/22 #16)