in

O FADO DA CÍTARA PORTUGUESA por Pedro Caldeira Cabral

O FADO DA CÍTARA PORTUGUESA por Pedro Caldeira Cabral

O FADO DA CÍTARA PORTUGUESA por Pedro Caldeira Cabral

Música & Festivais | Mundo


Cineteatro Curvo Semedo

Sala Principal

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Sinopse

Poli-instrumentista, compositor e investigador com uma carreira internacional focada na promoção e divulgação do Património musical português Reconhecido pelo trabalho de revalorização da guitarra portuguesa como instrumento solstício, renovando o seu repertório, Pedro Caldeira Cabral renomeou-a “Cítara Portuguesa” numa clara ligação à tradição europeia que remonta ao século XVI.

“Quis o destino que nas minhas deambulações por bibliotecas, alfarrabistas e feiras de velharias por todo o país, tivesse recolhido um razoável número de manuscritos musicais contendo peças antigas do repertório da cítara portuguesa , muitas de autor desconhecido e datáveis desde os últimos decénios do século XVIII até ao início do século XX.
A música que aí encontramos é uma mistura de géneros:  o Fado de salão, as danças da Fofa, do Fandango, do Sarambeque, da Valsa, da Mazurca, do Maxixe ou da Chula.
A Cítara Portuguesa tem vindo a despertar um interesse crescente dos públicos atentos à fruição de géneros musicais diferentes do uso mais tradicional deste instrumento e a sua apresentação no contexto de festivais de música clássica e popular é cada vez mais frequente. Para tal temos vindo a contribuir com a criação de um novo repertório solístico alargado, constituído por composições originais e transcrições de peças de música do passado.”

Para este programa, Pedro Caldeira Cabral apresenta os recursos expressivos característicos da Cítara Portuguesa numa viagem pela história deste instrumento único.

Informações Adicionais

Os bilhetes para os espetáculos e sessões de cinema também podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, de segunda a sábado, no seu horário de funcionamento (9,30h 13h | 14,30h-18h).

No caso de a atividade decorrer no Cineteatro Curvo Semedo, a bilheteira abre 1 hora antes do início das sessões.

Nos espetáculos com entrada gratuita, poderão ser levantados 4 bilhetes por pessoa/transação.

Os lugares disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida que se deslocam em cadeiras de rodas e respetivo acompanhante, apenas podem ser adquiridos diretamente na bilheteira local ou reservados através do telefone 266898103.

Entrada para os espetáculos é sempre gratuita para acompanhantes de pessoas com mobilidade reduzida que se deslocam em cadeiras de rodas.

 

Preços

  • Plateia – 0€
  • 1º Balcão – 0€

Sessão

03 dez 2022 21:30

Duração

75 minutos

Abertura Portas

21:00

Comprar Bilhete

O FADO DA CÍTARA PORTUGUESA por Pedro Caldeira Cabral

O FADO DA CÍTARA PORTUGUESA por Pedro Caldeira CabralGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Euromilhões | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 093/2022

Euromilhões | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 093/2022

Luís Trigacheiro | Tour Fado do Meu Cante

Luís Trigacheiro | Tour Fado do Meu Cante