in

Novembro | Programação da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

, Novembro | Programação da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Conheça a programação regular da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, prevista para o mês de novembro.


Apresentação do livro de BD de José Ruy “A Ilha do Corvo que venceu os piratas”, teatro infantil, debate sobre história, formação para seniores na web, horas do conto, ateliês de Origami e Hana Kazashi, e visitas guiadas ao projeto Há Arte na Cabine, são as principais iniciativas deste mês.

Até dia 11 de novembro, está patente a exposição “Parabéns Garcês”, que homenageia o mestre José Garçês, nome incontornável da Banda Desenhada portuguesa, que este ano comemorou 90 anos de idade.

Além de atividades, este equipamento municipal garante o horário Fora d’Horas, que permite a utilização das instalações do piso 0 até às 24h00 (segunda e sábado: 18h00/24h00 e de terça a sexta-feira: 19h00/24h00).

Esta biblioteca mantém ainda outros projetos ao serviço da comunidade. São eles: A Biblioteca vai a Casa (serviço gratuito de empréstimo domiciliário de livros e outros documentos a pessoas com limitações de mobilidade), A Biblioteca vai ao Centro de Dia (funciona nos mesmos moldes que a Biblioteca vai a Casa, mas dirigido aos Centros de Dia), a Cabine de Leitura – Doar, Levar, Ler e Devolver, antiga cabine telefónica, cedida pela Fundação PT que funciona como uma micro-biblioteca no jardim, a leitura digital gratuita do jornal Público e ainda o projeto Tricot no Jardim, onde além da promoção do convívio, criam-se peças de tricot que embelezam o equipamento urbano da cidade.

Em anexo, programação da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos prevista para novembro.

Programação da Biblioteca e Bedeteca
novembro 2018

3 novembro | 10h30 – 11h15
Sementes de Leitura | Música para bebés
Sinopse: Esta oficina interativa para bebés propõe um percurso sonoro, no qual ritmos, melodias e outros sons misteriosos aparecem para dizer “Olá!”. Como verdadeiros pescadores de sons, os bebés vão absorvendo tudo em seu redor, enriquecendo o seu vocabulário musical e partilhando a sua alegria com quem está à sua volta.
Destinatários: bebés dos 12 aos 36 meses
Diamização: Conservatório de Música de Sintra | Nuno Cintrão
Custo: 5€ (bebé e adulto)| Inscrição prévia

5 e 12 novembro | 10h00 – 12h00 e 15h00 – 17h00
Seniores n@ Net | Formação na área tecnológica
Sinopse: Visa proporcionar aos seniores do concelho a aquisição de conhecimentos na área das tecnologias da informação, ajudando-os a desenvolver competências de utilização e navegação na Internet. Potencia o contributo da Internet como estratégia de combate à solidão e à info-exclusão, proporcionando aos munícipes seniores, conhecimentos na área das tecnologias da informação e da comunicação.
Destinatários: público sénior | Participação gratuita | Inscrição prévia

Todas as terças-feiras | 6, 13, 20 e 27 novembro | 10h30 – 11h30
“Há Arte na Cabine” | Visita guiada à Biblioteca e Bedeteca
Sinopse: Pretende-se dar a conhecer aos jovens a arte urbana criada em torno, e para a biblioteca, assim como sensibilizar os jovens para a utilização da Biblioteca e Bedeteca, dando-lhes a conhecer o espaço, formas de organização dos fundos documentais nos diversos suportes da informação existente.
Destinatários: público escolar e em geral | Participação gratuita

Todas as terças-feiras | 6, 13, 20 e 27 novembro | 15h00 – 16h30
Terceiro sábado de cada mês | 17 novembro | 14h30 – 16h00
Ateliê de origami | Manualidades Japonesas
Sinopse: O origami é uma técnica oriental que consiste em criar determinadas figuras dobrando uma folha de papel, sem cortá-la ou colá-la. Normalmente o papel usado é quadrado, a as faces podem ou não ser de cores e/ou estampas diferentes.
Destinatários: Público em geral | Participação gratuita

6 novembro | 18h00
Apresentação do livro de BD de José Ruy | “A Ilha do Corvo que venceu os piratas”
A obra será apresentada por João Saramago, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
José Ruy nasceu na Amadora em maio de 1930. Cursou Artes gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, Costa Mota, Trindade Chagas e outros, e frequentou habilitação a Belas Artes.(…) Sete dos seus livros, publicados na Âncora Editora, são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. | Âncora Editora
Entrada livre.

10 e 24 novembro | 14h30 – 16h00
Manualidades japonesas | Flores japonesas ou Hana Kanzashi
Sinopse: Em tempos, as Hana Kanzashi foram produzidas para enfeitar os complexos penteados das japonesas.
Destinatários: Público em geral
Custo: 5€ | Necessária marcação prévia

12 novembro | segunda-feira das 21h30 às 23h00
Encontros Imaginários na Amadora | com George Orwell, Eva Braun e Jonh Lennon
Sinopse: “Aqui não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação, apenas o confronto de ideias através de personagens marcantes da História da Humanidade.
George Orwell – o escritor inglês autor de um dos mais fascinantes livros do século XX, “1984” uma ficção premonitória sobre a espionagem que se abate sobre todos os cidadãos, eliminando qualquer privacidade.
Eva Braun – a secreta amante de Hitler que o seguiu no suicídio desesperado com o bunker cercado pelas tropas da União Soviética.
John Lennon – um dos fundadores dos Beatles e autor de Imagine, além de outras inesquecíveis canções.”
Parceria com a Associação Amadora Passado, Presente e Futuro e Teatro Passagem de Nível.
Entrada livre.

13 e 19 novembro | 14h30 – 15h30
Hora do Conto “As Cozinheiras de Livros”, obra de Margarida Botelho
A sessão do dia 19 de novembro será dinamizada por Margarida Botelho, autora do livro.
Sinopse: “E se um dia não houvesse livros novos para lermos?… E já tivéssemos lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar? Como iríamos viver sem novas histórias, aventuras e heróis?
Unindo o prazer de ler com a ideia de uma alimentação saudável, esta animação/oficina da história feita pela autora é uma performance ao vivo realizada em parceria com o público, como se fosse uma oficina de criatividade coletiva. Pelo seu carácter interativo todas as animações acabam por resultar em experiências muito diversas e inesperadas”.
Destinatários: crianças dos 5 aos 12 anos
Participação gratuita

24 novembro | 15h30 – 16h30
Teatro Musical Infantil | CaracUlisses, Ulisses e a Floresta das Mil Árvores
Sinopse: “Numa bela manhã de Primavera, o jardim acorda sobressaltado com o som ensurdecedor das máquinas cortadoras de árvores. Em pouco tempo, Ulisses e os seus companheiros da Horta assistem, incrédulos, ao corte de muitas das suas amigas árvores. Rapidamente, todos os animais e vegetais do jardim começam a testemunhar os efeitos nefastos do desaparecimento das grandes amigas. O som dos pássaros deixa de ser ouvido e o lago dos peixes começa a encolher, por falta de água.
Para onde foram todas as árvores? E o que vai acontecer depois? Com a chegada do Verão, as únicas árvores que moram na, outrora bela, floresta das Mil Árvores, começam a pegar fogo. Perante tamanho desafio, Ulisses, os amigos do jardim e todas as crianças, irão juntar-se para perceber como podem salvar o resto da floresta e toda a vida que dela depende! Porque as árvores fazem parte de nós e nós parte delas.” | Teatro Didático Infantil Muzumbus
Participação gratuita | Necessária inscrição prévia

27 novembro | 14h30 – 16h00
Hora do Conto “Queridos Livros” de Ana Faria, seguida de ateliê Reciclar e Criar
Sinopse: «Vamos reciclar e criar com a obra de Ana Faria “Queridos Livros”, integrada no Plano Nacional de Leitura e recomendada para a leitura autónoma no 4.º ano de escolaridade. Uma história sobra a importância dos livros para o estímulo da imaginação e da criatividade nas crianças.»
Destinatários: crianças dos seis aos doze anos.
Participação gratuita | Inscrição prévia.

29 novembro | 18h30
Debate sobre História ao Fim do Dia | “Ciência e Tecnologia na Grande Guerra (1916-1918)”
Com José Luis Assis, investigador do Instituto de História Contemporânea.
Sinopse: «Esta sessão irá centrar-se no armamento utilizado pelo Corpo Expedicionário Português durante a sua participação na Grande Guerra (1916-1918) e nos desenvolvimentos científicos e tecnológicos ocorridos durante o mesmo conflito, enfocando os seguintes tópicos: química, armamento, inovação, modernidade e tecnologia de guerra…»
Parceria: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Entrada livre.

Bedeteca
Até 11 novembro
Exposição “Parabéns Garcês”
Sinopse: José Garcês, um dos grandes mestres da banda desenhada documental, completou 90 anos neste ano de 2018. Esta é uma exposição para festejar a sua vida e obra e expressar o carinho da cidade da Amadora. A exposição, produzida em colaboração com o Clube Português de Banda Desenhada (CPBD), procura celebrar a arte de José Garcês através da apresentação do seu percurso artístico, dando relevo aos temas pelos quais sempre demonstrou mais apreço tais como os animais e a sua preservação, a história de Portugal e as construções de armar, entre outras.
Parceria com o Clube Português de Banda Desenhada.
Entrada livre.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | ter a sex: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s – segunda e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).

Horário da Bedeteca:
A Bedeteca pode ser visitada no piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

Via

, De Muse a Imagine Dragons: as novas confirmações do último dia de Rock In Rio 2019

De Muse a Imagine Dragons: as novas confirmações do último dia de Rock In Rio 2019

, Max Gazzè celebra 20 anos da edição de “La Favola di Adamo ed Eva”

Max Gazzè celebra 20 anos da edição de “La Favola di Adamo ed Eva”