NISTO + ARRANJO FLORAL
Teatro & Arte | Teatro
Teatro Municipal de Ourém
Sala Principal
Classificação Etária
Maiores de 12 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
Teatro
12 de março, sábado, 21:30
Sala Principal
Entrada: 7,50 euros (preço inteiro) / 6,00 euros (desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
M/12 anos
Duração: 120 minutos (com intervalo)
NISTO + ARRANJO FLORAL, pelo Teatro Praga
SINOPSE
São duas obras apresentadas em conjunto que foram criadas originalmente para um ciclo de conferências – performance – com curadoria da dramaturga, encenadora e realizadora Argentina Lola Arias – em que artistas de diferentes disciplinas apresentam uma investigação pessoal, uma experiência radical, uma história que secretamente os obceca. A conferência – performance e´ uma praxis experimental e híbrida que vai além do formato académico da palestra e que, ao fundir aspetos performáticos e educacionais, permite um maior comprometimento intelectual, emotivo e afetivo do público. Este formato deseja expandir-se para além dos meios codificados da instalação e da performance e, consequentemente, assume uma promiscuidade performativa heterogénea.
NISTO, de Pedro Penim
O encenador e ator Pedro Penim apresenta “NISTO” e confessa uma paixão secreta que o leva muito longe pelo mar da Internet.
Um vício inocente e obscuro que nunca revelou antes: a sua “coleção de ilhas”.
Há muito que o encenador pesquisa, recolhe e sistematiza informação sobre diversas ilhas desabitadas e/ou remotas e esta criação pretende pôr em cena um discurso que possa dar pistas sobre este interesse pelo isolamento, a evasão e a demarcação do espaço.
Em “NISTO”, Pedro vai-nos levando como espetadores ao interior da mente de alguém que procura incessantemente e faz-nos pensar sobre as nossas próprias obsessões.
O que fazemos em segredo nos nossos computadores quando ninguém nos vê?
ARRANJO FLORAL, de Filipe Ferreira
O coreógrafo e bailarino Filipe Pereira apresenta “ARRANJO FLORAL”, uma conferência- performance sobre um artista nascido em Fátima, entre procissões gigantescas, arranjos de flores e lojas de souvenirs religiosos.
Um percurso que nos leva através de uma biografia que vai da fé ao ateísmo, da virgindade ao despertar sexual, da arte das flores à arte da dança e vice-versa. Acompanhado por flores, coreografias e histórias, Filipe deixa-nos a pensar sobre quanto do nosso passado está em tudo o que fazemos, quanto do nosso destino está escrito e quanto está nas nossas mãos.
NISTO + ARRANJO FLORAL são projetos criados dentro da edição portuguesa do ciclo Mis Documentos de Lola Arias no Teatro do Bairro Alto – TBA em Lisboa, fevereiro de 2020
Curadoria LOLA ARIAS
Dramaturgia BIBIANA MENDES PICADO
Apoio à residência artística ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
Coprodução TEATRO DO BAIRRO ALTO – TBA E TEATRO PRAGA
NISTO
Criação e interpretação PEDRO PENIM
ARRANJO FLORAL
Criação e interpretação FILIPE PEREIRA
Voz off áudio MARIA DE OLIVEIRA COELHO
Fotografias FILIPE PEREIRA, MANUEL PEREIRA E ANTÓNIO MARTO
Ponto PEDRO PENIM
FOTOGRAFIA
Ana Viotti (NISTO)
Alípio Padilha (ARRANJO FLORAL)
Preços
- Plateia 1 – 7,50€
- Plateia 2 – 7,50€
Descontos
- Desconto Cultural
- Desconto Famílias
- Desconto Jovem
- Desconto Sénior
Sessão
12 mar 2022 21:30
Duração
120 minutos
Abertura Portas
21:30
Intervalo
Com Intervalo.