A Netflix finalmente apertou com a partilha de contas, e é bastante clara: Uma conta Netflix deve ser usada apenas numa residência. Se pretender partilhar com pessoas fora da residência, terá de pagar um extra.
A Netflix já andava a sondar o mercado e os seus consumidores sobre a possibilidade da restrição na partilha de contas poder ser algo bastante real. E ontem à noite, a Netflix comunicou que para alguns países (incluindo Portugal) isso iria passar a ser realidade no momento.
A empresa, no comunicado de imprensa divulgado ontem, refere que sempre tentaram facilitar a partilha das contas Netflix dentro da mesma casa, mas que essas funcionalidades terão sido “mal-interpretadas” pelos seus utilizadores, e como tal isso impactava a capacidade de investimento em conteúdo de grande qualidade.
Como tal, apresentaram as seguintes novas funcionalidades no comunicado:
- “Configurar a localização principal: vamos ajudar os membros a fazer esta configuração, para garantir que todas as pessoas que vivem na sua residência podem usar a sua conta Netflix.
- Gerir acessos e dispositivos: os membros podem agora facilmente gerir quem tem acesso à sua conta a partir da nova página “Gerir acessos e dispositivos”.
- Transferir perfis: as pessoas que usam uma conta podem agora facilmente transferir um perfil para uma nova conta, cuja adesão seja paga por elas, mantendo as respetivas recomendações personalizadas, o histórico de visualização, A Minha Lista, os jogos guardados, e muito mais.
- Ver a Netflix em viagem: os membros podem continuar a ver a Netflix nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão num novo televisor, por exemplo, num quarto de hotel ou numa casa de férias.
- Comprar uma opção de membro adicional: em vários países (incluindo Portugal e Espanha), os membros com um plano Standard ou Premium podem adicionar contas secundárias de membro adicional, para até duas pessoas fora da sua residência, cada uma com o seu próprio perfil, recomendações personalizadas, dados de início de sessão e palavra-passe, por um custo adicional mensal de 3,99 € por pessoa (em Portugal). “
Segundo a gigante de streaming, uma conta Netflix destina-se a ser usada numa residência e os membros têm à sua escolha vários planos, com diferentes características (consulte a tabela abaixo).
A empresa também garante que estas novas funcionalidades serão aperfeiçoadas com base no feedback dos nossos membros.