in , , ,

Neste espetáculo é obrigatório rir

, Neste espetáculo é obrigatório rir, CA Notícias, CA Notícias

A Pior Comédia do Mundo, com texto original de Michael Frayn, estreou no passado dia 12 de setembro no Teatro da Trindade. A encenação tem a assinatura de Fernando Gomes.

A Pior Comédia do Mundo começa como tantos outros espetáculos, a primeira atriz (Paula Só) entra em cena e começa a sua representação. Subitamente, uma voz surge do fundo da sala e interrompe a sua ação. O encenador (José Pedro Gomes) interrompe o que afinal é um ensaio geral e nós assistimos ao enredo que se irá desenvolver em redor da peça que aquele grupo irá estrear em breve.

O espetáculo apresenta-nos uma peça dentro de outra peça e retrata o mundo dos bastidores do teatro. Somos levados para um lugar onde sobressaem as relações pessoas: os amores (revelados ou não), as amizades e também os confrontos entre os vários elementos de uma companhia de teatro.

As personagens são desenvolvidas recorrendo a estereótipos, resultando em personagens-tipo com traços de personalidade bastante vincados e evidentes. Ana Cloe, Cristovão Campos, Elsa Galvão, Fernando Gomes, Inês Aires Pereira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes, Paula Só e Samuel Alves dão vida a estas personagens que se apresentam consistentes e bem construídas.

Após um primeiro ato ocupado por um ensaio geral atribulado, o segundo ato apresenta a noite de estreia do espetáculo. O ritmo aumenta e estamos perante uma nova realidade representada ao estilo de comédia de enganos. Agora somos convidados a ver o que se passa nos bastidores daquela apresentação. O cenário, que no primeiro ato correspondia ao cenário da peça em preparação, transforma-se nos bastidores do espetáculo.

Este cenário, que numa primeira impressão parece simples, acaba por se revelar um pouco mais complexo com várias portas, entrada e saídas, escadas e passagens. O cenário, bem como os  vários adereços utilizados, revelam-se uma componente importante do espetáculo, sendo maravilhosamente manipulados e utilizados pelos atores.

Por fim, chegamos ao espetáculo de fim de temporada, já nada está como era. As relações entre as pessoas estão cada vez mais frágeis e a falta de comunicação resulta numa tragédia, nada acontece como era suposto.

A Pior Comédia do Mundo reúne um elenco de luxo que, sob a direção de Fernando Gomes, apresenta um espetáculo onde é obrigatório rir.

A Pior Comédia do Mundo  estará em cena no Teatro da Trindade até 27 de janeiro. Posteriormente, estará no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, de 31 de janeiro a 24 de fevereiro de 2019.

, Trailer Clube dos Bilionários (Billionaire Boys Club), CA Notícias, CA Notícias

Trailer Clube dos Bilionários (Billionaire Boys Club)

, Diogo Morgado e Mariana Marques Guedes protagonizam “Grease”, CA Notícias, CA Notícias

Diogo Morgado e Mariana Marques Guedes protagonizam “Grease”