in

“Música na viragem do século”, pela Orquestra do Alentejo

, “Música na viragem do século”, pela Orquestra do Alentejo

“Música na viragem do século”, pela Orquestra do Alentejo

Música & Festivais | Clássica

Palácio D. Manuel

Entrada

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

A partir dos 6 anos

Produtor

Cendrev – Centro Dramático de Évora Associação

Sinopse

BIOGRAFIA DO MAESTRO

CHRISTOPHER BOCHMANN (n. 1950) é doutorado em composição pela Universidade de Oxford. Estudou também com Nadia Boulanger em Paris e com Richard Rodney Bennett em Londres. 

Trabalha em Portugal desde 1980. Foi professor do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Conservatório Nacional. Leccionou durante 22 anos na Escola Superior de Música de Lisboa, da qual foi Diretor de 1995 a 2001, e onde coordenou o curso de composição de 1990 a 2006. Foi professor Professor Catedrático da Universidade de Évora, onde foi Diretor da Escola de Artes de 2009 a 2017, aposentando-se em 2020. É maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil desde 1984. Em 2004 foi-lhe atribuído uma Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura; e em 2005 foi agraciado pela rainha Isabel II com a condecoração O.B.E.

As suas composições abrangem quase todos os géneros musicais, desde a música para solistas à música orquestral, da música de câmara à ópera, para além de inúmeras orquestrações e arranjos.

ORQUESTRA DO ALENTEJO

A Orquestra do Alentejo surge da iniciativa de um grupo de artistas profissionais de música. Os músicos estabelecidos no Alentejo, sentiram a necessidade de criar uma orquestra de câmara flexível e versátil em repertório e formação, procurando consolidar a oferta numa área inexistente nesta região, contribuindo assim para o desenvolvimento local e regional, e empreender a fixação de profissionais do setor, valorizando o trabalho de quem investe diariamente na Região. Criam-se ainda oportunidades para os estudantes de música do Alentejo, para fomentar o alargamento das suas perspectivas profissionais e da sua mobilidade social e artística.
Os instrumentistas profissionais participantes dinamizam cumulativamente a sua profissão de Professores de Instrumento e Orquestra nas principais Escolas do Ensino Artístico do Alentejo: Beja (sede e polos), Elvas, Évora, Portalegre (sede e polos) e Reguengos de Monsaraz.
Constituída como uma associação sem fins lucrativos, cuja atividade centra-se na criação, programação e formação artística, com o nome ACODA – Associação Cultural Orquestra do Alentejo. Esta associação apresenta-se como uma estrutura profissional, valoriza o conhecimento e a experiência dos seus membros na área, promove a difusão e criação de hábitos na comunidade para o desenvolvimento de uma prática musical com objetivos culturais, sociais, educativos e de lazer, para os quais muito contribui o envolvimento dos músicos da Orquestra do Alentejo.

SINOPSE

Este concerto, com obras de Edward Elgar, Paul Juon e Ermanno Wolf-Ferrari, apresenta três obras escritas dentro de um espaço de menos de uma década: as serenatas de Elgar e de Wolf-Ferrari em 1892; as cinco peças de Paul Juon em 1900. Esta semelhança de data chama ainda maior atenção ao contraste de estilos dos respectivos compositores.Edward Elgar (1857-1923), tem como obras mais conhecidas são as Variações Enigma, o Concerto para violoncelo, a oratória O Sonho de Gerôncio e as marchas Pompa e Circunstância. A obra de Paul Juon (1872-1940) é pouco conhecida mas demonstra características perfeitamente atualizadas para a época, por vezes com uma certa influência de Tchaikovsky.

Esta obra de Ermanno Wolf-Ferrari (1876-1948) é uma das suas primeiras peças mas demonstra um domínio excepcional do métier de compositor, acabando com uma fuga de uma energia irresistível.

Este programa apresenta obras do período áureo da orquestra de cordas como conjunto – obras que se juntam a um cânone de peças de Dvorák, Tchaikovsky, Grieg, Nielsen, Janacek, Sibelius, entre outros.

 

Interpretação

Violino 1
Luís Rufo, Vasken Fermanian, Júlia Nunes, Margarida Oliveira

Violino 2
Susana Nogueira, Tamara Torres, Rui Ramos, João Bicho

Violeta
André Penas, Ana Russo, Francisca Bonacho

Violoncelo
Samuel Santos, André Rocha, Joana Rosa

Contrabaixo
Hugo Monteiro

Produção

Orquestra do Alentejo

Ficha Artística

Direção: Christopher Bochmann

Obras de: Edward Elgar, Paul Juon e Ermanno Wolf-Ferrari

Informações Adicionais

Organização: Cendrev – Centro Dramático de Évora

Apoios: Ministério da Cultura, Direcção Geral das Artes, RTCP – Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses e Câmara Municipal de Évora

Preços

  • Geral – 8€

Descontos

  • Crianças > 12 anos
  • Estudantes
  • Família 2 ad + 1 criança
  • Família 2 ad + 2 crianças
  • Família 2 ad + 3 criança
  • Família 2 ad + 4 crianças
  • Funcionários C.M.E.
  • Grupos + 10 pessoas
  • Passaporteatro Estudante
  • PassaporTeatro Sénior

Sessão

18 out 2022 18:30

Duração

60 minutos

Abertura Portas

18:00

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

, “Música na viragem do século”, pela Orquestra do Alentejo

, TIAGO BETTENCOURT | COM ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO

TIAGO BETTENCOURT | COM ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO

, CASA COM ÁRVORES DENTRO

CASA COM ÁRVORES DENTRO