in ,

Música bela abraçada por belos espaços

Música bela abraçada por belos espaços

O EDP Cooljazz, agora na sua 13ª edição, sempre nos brindou com o bom gosto e a acalmia necessária entre os seus congeneres mais exuberantes. Chamemos-lhe o festival da contemplação. Tudo se completa para a vivência de uma experiência musical única e mágica.

Exemplo da estatuária do Palácio Marquês de Pombal

O cartaz deste Festival foi sempre coerente, remetendo-nos para sonoridades jazzísticas, soul, de fusão e até do que de novo se vai fazendo nos mais diversos estilos musicais. Há que não esquecer que foi precisamente aqui que, por exemplo, foi possível ver e ouvir, pela primeira vez em Portugal, Kanye West.

Este ano não vai ser diferente, e a Música no Coração apresenta mais uma lista invejável do que melhor se faz na música à volta do mundo. Se muitos anseiam pela actuação de Jill Scott, a 12 de Julho, onde se poderá ouvir também o seu novo álbum “Woman”, com uma primeira parte a cargo de Charlie Wilson, com o seu r&b e funk, outros desejarão ouvir Omara Portuondo com Diego Cigala, a 26 de Julho, uma mistura explosiva dos sons de Cuba com flamenco. Mas há muito mais, desde The Cinematic Orchestra a Seal, passando pelos Nouvelle Vague e Marisa Monte com Carminho, com a escolha não menos cuidadosa das primeiras partes, a cargo de grandes músicos.

Parque dos Poetas: “música também é poesia”.

Mas o que torna ainda mais especial o Cooljazz é a envolvência belíssima dos jardins do palácio Marquês de Pombal e do Parque dos Poetas, porque, segundo Paulo Vistas: “a música também é poesia”. Quem já lá esteve não esquece o quão tranquilo e contemplativo se fica para a recepção dos sons. Um espaço em que o stress se vai completamente. Enfim, podemos chamar-lhe, humoristicamente, o Festival anti-stress.

Paulo Vistas (Presidente da CM de Oeiras), Karla Campos (Live Experiences), Ana Sofia (EDP) e Luís Montez (Música no Coração)

Na Conferência de Imprensa, em que ouvimos Luís Montez (Música no Coração), Ana Sofia (EDP), Karla Campos (Live Experiences) e Paulo Vistas (Presidente da Câmara Municipal de Oeiras), falarem-nos do cartaz, dos vários parceiros, que tornam a aventura uma realidade, queremos, contudo, sublinhar o esforço que está a ser feito pela edilidade no sentido de relançar e preservar o vinho de Carcavelos, um espirituoso, com zona demarcada, e que os presentes tiveram oportunidade de provar na marca “Vila Oeiras”.

Uma sugestão; quem for ao Festival vá o mais cedo que puder e desfrute dos espaços antes dos concertos e, se pretender, pode ainda aproveitar e fazer uma refeição no Cool Pick&Go, onde encontrará vários conceitos gastronómicos.

No final da Conferência de Imprensa fomos brindados com a ante-estreia do filme de Don Cheadle, “Miles Ahead”, sobre a vida do génio maior da música Miles Davis, e com a interpretação, simplesmente, magnífica do próprio na personagem do músico. A não perder!

Sob o olhar do mestre!

Pode consultar o cartaz completo aqui.

Fotos: Ana Dinis

Música bela abraçada por belos espaçosGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Miguel Rosa também já trabalha no Restelo

Miguel Rosa também já trabalha no Restelo

Domingos Duarte chega por empréstimo

Domingos Duarte chega por empréstimo