MUSIC4L-MENTE – Quarteto Gropius e Filipe Pinto-Ribeiro
Música & Festivais | Clássica
Sala Principal
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
Todas as Idades
Promotor
Teatro Nacional São João E.P.E.
Breve Introdução
Os concertos de abril e junho de MUSIC4L-MENTE, o ciclo que tem cruzado a música e as neurociências, assinalam as estreias nacionais de dois aclamados quartetos de cordas: Cosmos e Gropius. Formado em 2014 e sedeado em Barcelona, o Quarteto Cosmos construiu uma premiada carreira internacional. Dele diz Alfred Brendel: “Eis um ensemble com um som pessoal e uma proposta musical que merecem toda a atenção e acompanhamento.” O prelúdio científico de Maria Majno analisa a rápida evolução e importância dos estudos de género relacionados com a música. Em junho, Stefan Kölsch desvenda o modo como a música que nos surpreende instiga emoções. O Quarteto Gropius, que toma como nome e inspiração o arquiteto alemão fundador da Bauhaus, ambiciona extrair a estrutura compositiva de cada obra, tornando-a reconhecível pela sua interpretação apaixonada. Cabe-lhe encerrar o ciclo, aplicando esta divisa a obras de Mendelssohn, Fazil Say e Dvorák, sendo acompanhado nesta última pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, curador de MUSIC4L-MENTE.
Ficha Artística
Quarteto Gropius e Filipe Pinto-Ribeiro (piano)
obras de Felix Mendelssohn – Quarteto de Cordas N.º 6, Op. 80; Fazil Say – Quarteto de Cordas Op. 29, Divorce; Antonín Dvorák – Quinteto com Piano Op. 81
prelúdio científico O que acontece no cérebro e no corpo quando a música nos surpreende?, Stefan Kölsch (Universidade de Bergen, Noruega)
Preços
Preço Único: 10,00€
Sessão
02 jun 2022 19:00
Duração
120 minutos
Transportes Públicos
Elétricos 18, 22
Autocarros 200, 207, 300, 301, 305, 501, 507, ZH
Metro do Porto – Estações Aliados, Bolhão, Trindade, São Bento