in

Museu Municipal de Arqueologia

Museu Municipal de Arqueologia

Museu Municipal de Arqueologia

Teatro & Arte | Museu

Museu Munic. Arq. Silves

Museu

Classificação Etária

Para todos os públicos

Bilhete Pago

A partir dos 11 anos

Promotor

Câmara Municipal de Silves

Sinopse

Inaugurado em 1990, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves foi construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e hoje classificado como Monumento Nacional que se tornou a peça central da coleção e do discurso expositivo. Cenograficamente integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal.

O acervo do Museu, na sua maioria proveniente das escavações decorridas na cidade e no concelho, reúne um conjunto de objetos do Paleolítico, os mais antigos, passando pelo Neolítico, pelo Calcolítico, pela Idade do Bronze, pela Idade do Ferro, pelo Período Romano e destacam-se, não só pela quantidade, mas também pela qualidade e exceção, as peças do Período Medieval, com destaque para o Período Muçulmano Omíada, Califal, Taifa, Almorávida e Almóada, desde o século VIII ao século XIII, na sua maior parte do período Almóada, dos séculos XII-XIII , que são prova da riqueza e da importância da cidade naquele período histórico.

A coleção reúne, ainda, um importante conjunto de objetos do período moderno séculos XV, XVI e XVII , que demonstra a influência das rotas comerciais e a importância das trocas e contactos da cidade com outras regiões do globo.

Dividida em oito núcleos temáticos, a coleção poderá ser visitada cronologicamente desde o Paleolítico até ao século XVII.

É parceiro desde 2005 da organização Museum With no Frontiers, na secção Discover Islamic Art. www.discoverislamicart.org

É membro, deste Março de 2008, da Rede de Museus do Algarve, juntamente com outros Museus da região, projeto que visa a cooperação e parceria entre instituições museológicas.

Horário de Funcionamento

Todos os dias 10h00 – 18h00 (última entrada: 17h30)
(encerra a 25 de dezembro e a 1 de janeiro)

Informações Adicionais

Crianças, Estudantes, portadores de Cartão Jovem e maiores de 65 (usufruem um desconto de 50% sobre o valor do bilhete normal).

Nota: Apenas disponivel nas bilheteiras locais..

Preços

  • Geral – 2,10€

Descontos

  • Bilhete Jovem / Estudante
  • Bilhete Museu / Castelo
  • Bilhete reduzido Sénior

Teaser Concelho de Silves

Próxima Sessão

07 mar 2022 10:00

Abertura Portas

10:00

Comprar Bilhete

Museu Municipal de Arqueologia

Museu Municipal de ArqueologiaGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
TRIPLO

TRIPLO

A Lua é a Lua em Buenos Aires e em Lisboa

A Lua é a Lua em Buenos Aires e em Lisboa