Compositor, cantor e pianista do rock e do R&B nascido em Nova Orleãs, Antoine Dominique Domino teve hits que incluem o “Blueberry Hill” e “Ain´t That a Shame”, e vendeu ao longo da sua carreia mais de 65 milhões de discos.
Em 1949 associa-se ao trompetista Dave Bartholomew, que lhe produziu e co-escreveu a sua primeira música “The Fat Man” (1949), onde o seu talento musical não se tardou a destacar acabando por vender um milhão de cópias.
A sua carreia musical estava lançada e assim continuou durante cinco décadas. Em 1995 com o tema “Ain´t That a Shame” alcançou o Top 10 e que mais tarde teve um aumento de audiência tocando em rádios numa época de segregação racial. No total, teve 37 singles no Top 40 dos EUA.
Em 1975, John Lennon incluiu “Ain’t That a Shame” no seu álbum de 1975, Rock’n’Roll, e a sua influência estendeu-se mesmo ao Punk e ao Reggae. Tornou-se um dos primeiros artistas negros a aparecer em programas música pop, atuando ao lado de artistas como Buddy Holly e Everly Brothers.
Em 1998 foi ainda condecorado pelo Presidente dos EUA Bill Clinton com uma Medalha Nacional das Artes e a revista Rolling Stone considerou-o o 25º maior de todos os tempos.
Uma estrela da música que inspirou artistas como Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones, Fats Domino morre aos 89 de causas naturais e deixa-nos um legado de talento e de inspiração.
https://youtu.be/xbfMlk1PwGU