Morad atua em nome próprio no Coliseu dos Recreios, a 21 de outubro. Depois de pisar o Palco Heineken no segundo dia do NOS Alive’23, o rapper espanhol sobe ao palco de uma das mais emblemáticas salas do país. Os bilhetes ficam disponíveis esta sexta-feira, dia 26 de maio em everythingisnew.pt e nos locais habituais.
Corria o ano de 2019, no mês de março e o rapper, no seu segundo single, “Un cuento”, intencionalmente lançou o que acabou por se tornar uma profecia autorrealizável. Dito e feito: desde então, coisas inimagináveis aconteceram no universo de Morad, um fenómeno que contraria todas as regras não escritas sobre qual o caminho que leva ao sucesso na indústria musical atual.
Em tempos de algoritmos treinados e de campanhas de marketing invasivas, o triunfo deste jovem talento do L’Hospitalet de Llobregat é o triunfo da verdade. O truque para fluidez com o qual ele pula entre o drill e trap e do rap clássico para o UK garage é o de não haver truque. Sem uma editora a apoiar, sem airplay na rádio, de forma autogerida e orgânica, Morad foi capaz de se infiltrar nas tabelas e playlists como um dos artistas mais ouvidos de Espanha.
São casos como este que mostram que, embora às vezes pareça um jogo de cartas em que os vencedores são decididos antecipadamente, o público ainda tem o poder de ditar o sucesso: prova disso são os 100 milhões de visualizações acumulados em 2020 com hinos como “Motorola”, “Normal” ou “Yo no voy”.
Em 2021 continuou a trilhar o sucesso com os discos de ouro de “Cómo están?”, “Soñar” e “Cuando ella sale”, aumentando os seus ouvintes mensais para 6.7M no Spotify, e junto com as suas colaborações com as estrelas porto-riquenhas Ozuna e Eladio Carrión, os italianos Capo Plaza e Baby Gang ou os franceses Lacrim, Rim’K, Naps e Jul. Esta crescente projeção internacional também culminou na MDLR Euro Tour, conquistando 14 cidades europeias em 8 países diferentes.
2022 começou a fazer história com o impacto de “Pelele” e a BZRPsession, os dois hits virais que o tornaram o primeiro artista espanhol a ocupar as duas primeiras posições no Spotify Espanha por mais de um dia. Toda uma geração conectou-se instantaneamente com cada um dos seus lançamentos, isto porque Morad e seu público partilham os mesmos códigos e linguagem, onde se reconhecem como iguais. Novos tempos como os que vivemos exigem um novo tipo de estrela como Morad.
Coliseu dos Recreios | 21 de outubro
Abertura de portas: 19h30
Início do espetáculo: 20h30