Mazda regista crescimento de 32% nas vendas globais no 1º trimestre do ano fiscal
A Mazda Motor Corporation anunciou recentemente os resultados financeiros e de vendas do primeiro trimestre do ano fiscal, registando um aumento expressivo nas vendas globais. Entre 1 de abril e 30 de junho de 2023, a empresa vendeu 309.000 veículos, um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Europa e América do Norte impulsionam resultados
Na Europa, as vendas da Mazda no primeiro trimestre aumentaram 46% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior, atingindo 44.000 veículos e uma quota de mercado de 1,1%. Já na América do Norte, o volume de vendas cresceu 58%, para 95.000 unidades. No Japão, mercado doméstico da empresa, as vendas alcançaram 42.000 unidades, um aumento de 70% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Resultados financeiros positivos
Em termos financeiros, a Mazda registou vendas líquidas de ¥ 1.091 milhões (€ 7,3 mil milhões), um aumento de 77% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um lucro operacional de ¥ 30 mil milhões (€ 200 milhões). O lucro líquido foi de ¥ 37,2 mil milhões (€ 248 milhões).
Modelos de grandes dimensões impulsionam crescimento
O impacto positivo dos modelos de grandes dimensões, como o Mazda CX-60 na Europa e o Mazda CX-90 na América do Norte, faz com que a empresa preveja alcançar vendas globais de 1,3 milhões de unidades no ano fiscal, das quais 189.000 na Europa.
Investimento em tecnologias elétricas
A Mazda continuará a investir em futuros produtos e tecnologias elétricas, como parte da sua estratégia de electrificação e em busca da neutralidade carbónica. Isso inclui o lançamento do novo MX-30 R-EV na Europa no final deste ano e a parceria de médio/longo prazo com a Panasonic Energy para o fornecimento de baterias cilíndricas de iões de lítio.
As informações completas sobre os resultados financeiros da Mazda Motor Corporation para o 1º trimestre do ano fiscal 2023-24 podem ser encontradas aqui.