Em plena época de férias, nem sempre é fácil cuidar das plantas de vaso que decoram e dão vida às nossas casas.
As longas ausências acabam por condicionar os cuidados que recebem. Manter plantas bem e bonitas durante os meses de verão não é, contudo, uma tarefa impossível.
Algumas variedades são mais resistentes ao calor e necessitam de pouca água, o que as torna boas opções para quem não prescinde de passar longos períodos fora. Para as plantas que não têm estas capacidades, a Colvin, plataforma online de encomenda e entrega de flores ao domicílio, dá alguns conselhos que auxiliarão a mantê-las vivas e saudáveis.
Antes de colocar as malas no carro e o pé no acelerador, a Colvin destaca a importância de preparar as plantas: garantir que estão bem fertilizadas, a terra está húmida e as folhas murchas são retiradas.
“Durante a ausência, deixá-las com um amigo, familiar, ou entregar a alguém a tarefa de as ir regar e mudar de local com regularidade são as alternativas mais seguras”, explica Andrés Cester, CEO e um dos fundadores da Colvin.
No caso de não ser possível optar por nenhuma delas, a Colvin sugere adquirir um sistema de auto rega para garantir que as plantas recebem a quantidade de água que necessitam. Existem diversos modelos gota a gota disponíveis em lojas especializadas.
As garrafas de plástico podem também servir o propósito, sendo a opção mais fácil e económica. Neste caso, para garantir a irrigação da terra, basta enchê-las, virá-las para baixo e enterrá-las no vaso. Fazer um furo na extremidade inferior é importante para impedir a criação de vácuo e permitir que a água circule devagar, molhando a terra gradualmente.
Por fim, é importante deixar as plantas num local fresco e iluminado, mas fora do alcance direto dos raios de sol. A cozinha é, normalmente, a divisão mais adequada.
Dada a sua resistência e durabilidade, a Miao-Yao, Paraíba, Korubo, King Sago e Indochine são algumas das variedades que Colvin sugere aos apaixonados por natureza que desejam ter este elemento em casa durante todo o ano, independentemente das circunstâncias. Todas estas plantas estão disponíveis no site Colvin até dia 3 de setembro.