Mais quatro músicos na corrida à Eurovisão: já estão escolhidos os finalistas do Festival da Canção

A segunda semifinal do Festival da Canção decorreu na noite deste sábado, 23 de fevereiro.

Na segunda semifinal do Festival da Canção, que decorreu este sábado, 23 de fevereiro, na RTP1, NBC, Surma, Madrepaz, Mariana Bragada asseguraram passagem até à final de Portimão.

NBC destacou-se, sendo o mais votado da noite, com 22 pontos (12 pontos do júri e 10 pontos do público). Em segundo lugar ficou “Pugna”, tema composto e interpretado por Surma (18 pontos).

A canção mais votada pelo júri, com 12 pontos, foi “Pugna”, de Surma, que também marcou presença no final da segunda eliminatória. Em segundo lugar ficou “Igual a Ti” (10 pontos), de NBC, seguida de “Mar Doce” (8 pontos), de Mariana Bragada.

O público atribui 12 pontos à canção número oito, de NBC. O tema composto por Frankie Chavez recebeu dez pontos, seguida de “Lava” (8 pontos), de Dan Riverman.

Ao somar as pontuações do júri e do público, o tema “Mar Doce” e “Lava” empataram com 15 pontos cada um, ao qual, como dita a regras do Festival da Canção, prevalece a pontuação do júri. Assim, o tema interpretado por Mariana Bragada passa à final em Portimão.

PONTUAÇÕES FINAIS:

  1. “Igual a Ti”, NBC: 22 pontos
  2. “Pugna”, Surma: 18 pontos
  3. “Mundo a Mudar”, Madrepaz: 16 pontos
  4. “Mar Doce”, Mariana Bragada: 15 pontos
  5. “Lava”, Dan Riverman: 15 pontos
  6. “O Jantar”, João Couto: 10 pontos
  7. “Debaixo do Luar”, Mila Dores: 8 pontos
  8. “O Lugar”, Lara Laquiz: 6 pontos

Além da apresentação das oito canções, na primeira semifinal foi também recordada Simone de Oliveira, que representou Portugal na edição de 1969 do Festival Eurovisão da Canção com o tema “Desfolhada”.

Na cerimónia, a RTP, para recordar os 55 anos do Festival da Canção, convidou os Kumpania Algazarra que juntaram-se a Carlos Mendes para recordar o tema “Festa da Vida”.

A banda animou ainda a segunda semifinal recordando o tema que representou Portugal em 1979, “Sobe, Sobe, Balão Sobe”, com Manuela Bravo.

Na primeira semifinal, que decorreu há uma semana, no dia 16 de fevereiro, Matay (22 pontos), Conan Osíris (19 pontos), Calema (18 pontos) e Ana Cláudia (13 pontos) são os músicos que seguem viagem até à final da fase nacional, de onde sairá 53º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.

A semifinal deste sábado, transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, foi apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato – Inês Lopes Gonçalves foi a repórter da Green Room. A primeira gala esteve a cargo de Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo.

Os finalistas foram escolhidos com base no voto do público e do júri presidido por Júlio Isidro.  Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes também fazem parte do painel de jurados.

Em cada semifinal estão 8 canções em competição, sendo apurados quatro intérpretes em cada evento. Nesse momento serão escolhidos os oito finalistas que marcarão presença na final que irá decorrer no Portimão Arena, em Portimão, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2019, a realizar-se em Tel Aviv, no dia 18 de maio.

O vencedor da seleção nacional será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.