A Selecção Nacional tem hoje o seu terceiro e último jogo deste ciclo de jogos a contar para a qualificação do Mundial de 2022 no Qatar. Luxemburgo vs Portugal pode ser visto em directo a partir das 19h45 na RTP1 e na SportTV.
Portugal disputa o Grupo A juntamente com o Azerbaijão, a Sérvia, a República da Irlanda e o Luxemburgo.
O último jogo trouxe alguma desilusão, após Portugal ter estado em vantagem por 2-0 e permitido à Sérvia empatar. Esse resultado manteve as duas selecções no topo do grupo, mas agora têm a proximidade do Luxemburgo, que na jornada anterior surpreendeu ao vencer a República da Irlanda.
O histórico é amplamente favorável à equipa das “quinas”, pois em dez jogos de qualificação, oito deles a contar para o Mundial, venceu nove e perdeu apenas um, no longínquo ano de 1962. O regresso ao Luxemburgo também poderá ter um bom presságio, pois foi frente a esta equipa que garantiu o apuramento para o UEFA EURO 2020.
Portugal disputa a fase de grupos para o apuramento para o Mundial de 2022 que será jogado no Qatar. A UEFA convidou a selecção do Qatar – actual campeã da Ásia – para se preparar para o Campeonato do Mundo de 2022. O Qatar vai juntar-se no Grupo A a Portugal, Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão e irá disputar os jogos “em casa” na Europa de forma a que os adversários não tenham de fazer viagens longas. Como país organizador do próximo Campeonato do Mundial, o Qatar está automaticamente apurado, pelo que os seus resultados não contarão para a qualificação.
A fase de apuramento europeia para o Mundial de 2022 tem duas etapas de apuramento:
Fase de grupos
As equipas serão divididas em dez grupos de cinco ou seis (as quatro selecções que atingiram a fase final da UEFA Nations League 2021 (Bélgica, França, Itália e Espanha) ficarão nos grupos mais pequenos). Os dez vencedores dos grupos apuram-se para o Campeonato do Mundo.
“Play-off”
Os dez segundos classificados terão a companhia dos dois melhores vencedores dos grupos do “ranking” geral da UEFA Nations League 2020/21 que não se tenham apurado directamente para a fase final como vencedores dos grupos da Qualificação Europeia ou que não tenham garantido a presença no “play-off” como segundos posicionados da Qualificação Europeia. As 12 equipas serão sorteadas em três caminhos do “play-off” para disputarem uma meia-final a uma só mão e uma final. Os três vencedores do caminho do “play-off” qualificam-se para o Campeonato do Mundo.
Calendário completo de jogos para o Grupo A:
Quarta-feira, 24 de Março: Portugal – Azerbaijão, Sérvia – República da Irlanda, Qatar – Luxemburgo
Sábado, 27 de Março: República da Irlanda – Luxemburgo, Sérvia – Portugal, Qatar – Azerbaijão
Terça-feira, 30 de Março: Azerbaijão – Sérvia, Luxemburgo – Portugal, Qatar – República da Irlanda
Quarta-feira, 1 de Setembro: Luxemburgo – Azerbaijão, Portugal – República da Irlanda, Qatar – Sérvia
Sábado, 4 de Setembro: República da Irlanda – Azerbaijão, Sérvia – Luxemburgo, Qatar – Portugal
Terça-feira, 7 de Setembro: Azerbaijão – Portugal, República da Irlanda – Sérvia, Luxemburgo – Qatar
Sábado, 9 de Outubro: Azerbaijão – República da Irlanda, Luxemburgo – Sérvia, Portugal – Qatar
Terça-feira, 21 de Outubro: Portugal – Luxemburgo, Sérvia – Azerbaijão, República da Irlanda – Qatar
Quinta-feira, 11 de Novembro: Azerbaijão – Luxemburgo, República da Irlanda – Portugal, Sérvia – Qatar
Domingo, 14 de Novembro: Luxemburgo – República da Irlanda, Portugal – Sérvia, Azerbaijão – Qatar
A 22ª fase final, no Qatar, será o primeiro Campeonato do Mundo que não terá lugar em Maio, Junho ou Julho; em vez disso, o torneio será disputado entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro. O sorteio realiza-se em Abril de 2022.