Google está a desenvolver uma nova funcionalidade para o Find My Device que permitirá localizar o teu telemóvel Pixel mesmo que esteja desligado.
A funcionalidade poderá chamar-se “Pixel Power-off Finder” e funciona mantendo o Bluetooth do dispositivo sempre ligado, mesmo quando o telemóvel está desligado. Esta funcionalidade é semelhante à dos iPhones da Apple.
Nova funcionalidade requer hardware específico
O código-fonte do Android 14 inclui uma nova camada de abstração de hardware chamada “hardware.google.bluetooth.power_off_finder” que permitirá que esta funcionalidade funcione. No entanto, pode ser necessário algum suporte de hardware específico para que a funcionalidade funcione. Não está claro se os dispositivos Android existentes no mercado suportam esta funcionalidade, mas espera-se que os dispositivos futuros, pelo menos os Pixels, possam lidar com ela.
Google está a trabalhar numa nova geração do Find My Device
A Google tem estado a trabalhar na próxima geração do Find My Device há mais de um ano. O serviço pode criar uma rede de rastreamento de dispositivos Android semelhante à da Apple. Esta rede permitiria localizar um telemóvel perdido aproveitando os mais de 3 mil milhões de dispositivos Android localizados em todo o mundo.
A Google começou a lançar um botão “Store recent location” para o Find My Device em janeiro. Este botão permite partilhar a localização do telemóvel com a Google sempre que a bateria estiver abaixo de um certo nível. Dá-te uma vantagem se o teu telemóvel morrer antes de perceberes que está perdido.
Ainda não há informações sobre quando ou se esta nova funcionalidade de rastreamento estará disponível, mas pode ser revelada na próxima conferência Google I/O.