in

LISBOA MÚSICA ANTIGA | TE DEUM

LISBOA MÚSICA ANTIGA | TE DEUM

LISBOA MÚSICA ANTIGA | TE DEUM

Música & Festivais | Clássica

Basílica da Estrela

Igreja

Classificação Etária

Maiores de 14 anos

Bilhete Pago

A partir dos 14 anos

Entrada Permitida

A partir dos 14 anos

Promotor

Associação Divino Sospiro

Breve Introdução

Neste concerto festivo, duas magníficas obras de música sacra barroca para coro e orquestra trazem um momento de glorificação à histórica basílica da Estrela, em Lisboa! Václav Luks dirige o prestigiado o aclamado Divino Sospiro no Te Deum de Lully, com a participação de alguns dos mais internacionalmente conceituados solistas vocais de Portugal, Ana Quintans, EUNICE dÁGUIAR, Nile Senatore, Rodrigo Carreto e João Fernandes.

Em setembro de 1677, o ilustre Superintendente da Música do Rei Jean-Baptiste Lully estreou o seu Te Deum – composto para o batismo do seu filho – na presença do Rei Luís XIV. Com um enorme sucesso, a obra seria executada dezenas de vezes durante a vida do próprio Lully, criando assim um novo género musical cerimonial. De facto, o Te Deum manteve-se em voga durante um século, sendo executado em todo o tipo de ocasiões cerimoniais: desde casamentos principescos a vitórias militares e celebrações da libertação do Rei de uma doença.

Sinopse

Fundador da tragédie-lyrique e homem de teatro, Lully desempenhou também um papel preponderante na civilização musical francesa no domínio da música sacra. O moteto do século XVII (nomeadamente o grand-motet) é, sem dúvida, o elemento definidor da produção sacra francesa, uma vez que se destinava à Chapelle Royale, símbolo máximo do poder e do prestígio da corte. Lully escreveu o Te Deum em 1677, para o batismo do seu filho Luís. A cerimónia teve lugar em Fontainebleau: o Rei Luís XIV e a Rainha Marie-Thérèse foram os seus padrinhos. O soberano gostou tanto que ordenou que fosse executada uma segunda vez, tornando-se assim uma das peças mais populares da corte francesa, executada por ocasião de várias celebrações, como casamentos de homens ilustres, vitórias militares ou a recuperação do rei de uma doença.O primeiro coro, chamado petit choer, inclui as vozes solistas, enquanto o segundo, o grand coeur, é equivalente ao “ripieno” na música italiana. Esta última está escrita em cinco partes: dessus, haute-contre, tailles, basses-taille e basses. O resultado desta obra-prima é de grande impacto sonoro.

Ficha Artística

Jean Baptiste Lully

Te Deum LWV 55  

Divino Sospiro

Nova Era Vocal Ensemble

Direção musical: Vaçlav Luks

Solistas: Ana Quintans, Eunice Dáguiar, Nile Senatore, Rodrigo Carreto e João Fernandes

Preços

Donativo – 15,00€

 

O valor entregue é um contributo que se destina aos artistas e às obras da Igreja.
A entrada na igreja é livre e gratuita, apenas condicionada aos lugares disponíveis.

Sessão

30 dez 2024 21:15

Duração

60 minutos

Intervalo

Sem Intervalo.

Morada

Praca da Estrela 12
1200-667 Lisboa

Comprar Bilhete

LISBOA MÚSICA ANTIGA | TE DEUM

LISBOA MÚSICA ANTIGA | TE DEUMGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Lotaria Popular | Extração 51.ª – Nomes Próprios: Eugénia

Lotaria Popular | Extração 51.ª – Nomes Próprios: Eugénia

Resumo: Nacional 0-2 Benfica (Liga 24/25 #8)

Resumo: Nacional 0-2 Benfica (Liga 24/25 #8)